Minas Gerais: com apoio de Lula, Kalil surpreende e chega a 33%

Vantagem de Zema, de 11 pontos percentuais, é a menor já registrada até o momento nas pesquisas para o Palácio Tiradentes

(Foto: Ricardo Stuckert)

Apoiado pelo ex-presidente Lula, o pré-candidato a governador de Minas Gerais Alexandre Kalil (PSD) surpreendeu na mais nova pesquisa eleitoral no estado. Mesmo desconhecido de mais da metade do eleitorado mineiro – sobretudo no interior –, Kalil aparece com 33% das intenções de voto no levantamento do Real Time Big Data divulgado nesta quinta-feira (21).

A disputa é liderada pelo governador bolsonarista e pré-candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), que tem 44%. A vantagem de Zema, de 11 pontos percentuais, é a menor já registrada até o momento nas pesquisas para o Palácio Tiradentes. Na última sondagem do Datafolha, por exemplo, o governador estava 27 pontos à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte – 48% a 21%. As metodologias, porém, têm diferenças que impedem comparações

Conforme o Real Time Big Data, o senador Carlos Viana (PL) soma 8% e é seguido por Marcos Pestana (PSDB, 2%), Lorene Figueiredo (PSOL, 1%) e Vanessa Portugal (PSTU, 1%). Há 6% de brancos e nulos, além de 5% que não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores de Minas Gerais, por telefone, entre os dias 19 e 20 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Autor