Freixo e Castro aparecem tecnicamente empatados no Rio, aponta Ipec

O levantamento também testou o nome Anthony Garotinho (União Brasil), que aparece com 9% da preferência dos eleitores

Fotos | Reprodução/Redes Sociais e Rafael Campos/GOVRJ

Uma nova pesquisa do Ipec (antigo Ibope) encomendada pela Associação Rio Indústria e divulgada nesta quinta-feira (21) mostra o atual governador, o bolsonaristas Cláudio Castro (PL), com 20% das intenções de voto na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, enquanto o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula, tem 14%. Ambos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.  

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de julho, antes de o ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) anunciar a desistência de sua pré-candidatura, na última terça-feira (19), quando o estudo ainda estava em andamento. Ele aparece com 6% das intenções de voto.

Enquanto Castro e Freixo lideram as intenções de voto entre os cariocas, o segundo pelotão de pré-candidatos ao governo do Rio segue meio embolado.

A sequência mostra Rodrigo Neves (PDT), com 6%; Cyro Garcia (PSTU), com 4%; Eduardo Serra (PCB), com 3%; Coronel Elmir Larangeira (PMB), com 2%; Milton Temer (PSOL), com 1%; e Paulo Ganime (Novo), com 1%. A proporção dos que dizem que irão votar em branco ou nulo é de 26%. Não sabe/não respondeu representam 11%.

O cenário desconsidera o ex-prefeito Marcelo Crivella, que ainda não definiu se vai concorrer ao governo do Rio de Janeiro.

Rio: é um entra e sai

A disputa também sofreu a baixa de Felipe Santa Cruz, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que saiu do quadro de pré-candidatos ao governo. Ele era o indicado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que buscava atrair o PSDB para a vice da chapa.  

A pesquisa Ipec entrevistou 1.008 pessoas e o nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-08610/2022.

Primeiro turno

Cenário 1 – Estimulada

Cláudio Castro (PL): 19%

Marcelo Freixo (PSB): 13%

Marcelo Crivella (Republicanos): 10%

Anthony Garotinho (União Brasil): 6%

Rodrigo Neves (PDT): 5%

Cyro Garcia (PSTU): 4%

Eduardo Serra (PCB) – 3%

Coronel Emir Larangeira (PMB): 2%

Milton Temer (PSOL): 1% Paulo Ganime (Novo): 1%

Brancos e nulos: 26%

Não sabe ou não respondeu: 11%.

Cenário 2 – Estimulada (sem Crivella)

Cláudio Castro (PL): 20%

Marcelo Freixo (PSB): 14%

Anthony Garotinho (União Brasil): 9%

Rodrigo Neves (PDT): 6%

Cyro Garcia (PSTU): 4%

Eduardo Serra (PCB): 4%

Coronel Emir Larangeira (PMB): 2%

Milton Temer (PSOL): 1%

Paulo Ganime (Novo): 1%

Brancos e nulos: 29%

Não sabe ou não respondeu: 10%

Segundo turno

O Ipec também mediu um cenário de segundo turno entre Castro e Freixo, no qual os pré-candidatos também empatam na margem de erro:

Cláudio Castro (PL): 34%

Marcelo Freixo (PSB): 33%

Brancos e nulos: 24%

Não sabe ou não respondeu: 9%

Autor