Colômbia anuncia retomada de relações com Venezuela

Países entraram em crise diplomática em 2019, quando a Colômbia não reconheceu a reeleição do presidente venezuelano, Nicolás Maduro

Após três anos de rompimento diplomático, a Colômbia e a Venezuela devem retomar as relações bilaterais em 7 de agosto, data da posse do primeiro presidente colombiano de esquerda, Gustavo Petro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28). Segundo o futuro governo colombiano, após a “nomeação de embaixadores e outros funcionários diplomáticos e consulares” de parte a parte, as relações entre os países serão retomadas “progressivamente”, a partir.

Com mais de dois mil quilômetros de fronteira em comum, os dois países entraram em crise diplomática em 2019, quando a Colômbia não reconheceu a reeleição do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que, num processo de votação legítimo, conquistou o direito a mais um mandato. O presidente da Colômbia, Iván Duque, passou a reconhecer o golpista Juan Guaidó como chefe de Estado interino da Venezuela.

Mas essa aberração terá um fim. O diplomata colombiano Álvaro Leyva – que vai ocupar o Ministério das Relações Exteriores do governo Petro – reuniu-se nesta semana com o chanceler venezuelano, Carlos Faría, em Táchira (Venezuela). A assessoria de Faría informou que os países deliberaram uma “progressiva normalização das relações diplomáticas e consulares”.

“Foi um grande prazer estar aqui na companhia do ministro Faría, para consolidar os laços de amizade e cooperação, com a revisão de todas as questões de interesse bilateral, em benefício da felicidade de nossos povos”, declarou Leyva. Segundo Faría, haverá uma “abertura gradual da fronteira” entre os dois países.

Autor