“Carta aos Brasileiros” é teste para demonstrar a força das instituições

Tânia Maria de Oliveira, integrante da executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), diz que Bolsonaro tem conseguido unir a sociedade contra suas intenções golpistas

(Foto: Reprodução/Twitter)

A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, próxima a reunir 1 milhão de assinaturas, é um teste que o país está fazendo para demonstrar “a força das suas instituições”. Para Tânia Maria de Oliveira, integrante da executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Bolsonaro tem conseguido unir a sociedade contra suas intenções golpistas.

O que inclui até mesmo quem apoiou a ruptura de seis anos atrás, com o impeachment de Dilma Rousseff. “Muitos segmentos patrocinaram o golpe de 2016 e agora enxergam uma ameaça à democracia formal”, diz a jurista.

Assim, até entidades como a Fiesp, que reúne a elite industrial paulista e foi entusiasta do impeachment, agora organizam documento em defesa do processo democrático, talvez receosas de possíveis consequências econômicas com a instabilidade insuflada pelo presidente. De qualquer forma, isso amplia o leque de forças que se opõem à “aventura golpista” de Jair Bolsonaro. “No jargão popular, é o nosso ‘sair da bolha’”, define a representante da ABJD.

Leia mais: Ato reúne mais de 200 entidades em defesa das eleições e contra a violência

Atualmente, resume Tânia, a grande preocupação se concentra no Dia da Independência, em 7 de setembro. “Existe o receio, inclusive, de que bolsonaristas promovam um atentado para tentar responsabilizar a oposição em geral e a esquerda especificamente. Pelo menos o alerta está dado”, diz.

(Foto: Lula Marques)

Carta

Com apoio de artistas, atletas, intelectuais, médicos, economistas, empresários e banqueiros, entre muitos outros profissionais, o documento será lido em ato simbólico na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na próxima quinta-feira (11).

Em 1977, o local foi palco da importante manifestação da resistência à ditadura, com a leitura da primeira Carta aos Brasileiros por Goffredo Telles Jr., novamente receberá entidades e movimentos para defender a democracia e exigir o reconhecimento da confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. Outros atos pelo país estão previstos para o mesmo dia.

Com informações da RBA

Autor