Pros formaliza apoio à chapa Lula-Alckmin após reviravoltas judiciais

O partido confirma a retirada da candidatura do coach Pablo Marçal e reafirma aliança em torno do ex-presidente Lula. Agora a chapa conta com dez partidos na base de apoio.

Foto: Ricardo Stuckert

O Pros (Partido Republicano da Ordem Social) formalizou nesta segunda-feira (15), em reunião executiva, apoio à chapa Lula-Alckmin para a eleição presidencial. Em meio a um imbróglio judicial envolvendo o comando da sigla, o partido retira a candidatura à presidência do coach Pablo Marçal para apoiar já no primeiro turno o ex-presidente Lula (PT). A decisão sobre a retirada aconteceu em convenção no último dia 8 de forma unânime entre os participantes, posteriormente sendo registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia também: Lula cresce 4 pontos e amplia vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa

Agora Lula tem dez partidos em sua base de apoio, o que lhe renderá mais algum tempo de TV. Além do PT e agora o Pros, o PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir também fazem parte do grupo de apoio.

Entenda o caso

No início do mês, o fundador do Pros, Eurípedes Júnior, afastado pela justiça do comando da sigla em março, retomou a presidência do partido. No período em que esteve afastado, Marcus Holanda assumiu e organizou o lançamento da candidatura de Pablo Marçal.

Quando Júnior reassumiu o partido, em 3 de agosto, conduziu a retirada da candidatura de Marçal e o apoio a chapa de Lula e Alckmin.  Ao final do dia a justiça novamente destituiu Júnior do comando do Pros.

Em nova reviravolta, ele reassumiu o comando no dia 5 de agosto após nova decisão judicial. A data marcava o último dia de convenções eleitorais. Na ocasião o Pros confirmou a retirada de candidatura própria do partido para aliança em torno da candidatura do ex-presidente Lula. Fato que foi consumado agora com a formalização do apoio junto ao TSE. Caso não ocorra nenhuma nova mudança, esta é a maior base de apoio de uma chapa, igualando Dilma Rousseff (PT) em 2010.

A campanha eleitoral começa oficialmente na terça-feira (16).

Com informação de agências.