PoderData: 56% dos brasileiros desaprovam governo Bolsonaro

Para 54% das mulheres, gestão do presidente é “ruim” ou “péssima”; governo se sai melhor entre homens de 25 a 44 anos.

Crédito: Evaristo Sa/ AFP

A pesquisa PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que 56% dos brasileiros reprovam gestão de Jair Bolsonaro (PL) frente à Presidência da República enquanto 40% aprovam – 4% dos entrevistados não souberam responder.

Com relação ao estudo anterior, realizado entre 31 de julho e 2 de agosto, as taxas de aprovação e reprovação variaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. As entrevistas desta rodada foram realizadas, via telefone, entre os dias 14 e 16 de agosto.

Esta é a primeira pesquisa do instituto após o reajuste do valor do Auxílio Brasil, que aumentou para R$ 600. De acordo com o levantamento, a aprovação do presidente, entre os beneficiários do programa, é de 45%. Já os outros 51% desaprovam o governo. 51% também é a parcela dos eleitores que consideram a gestão do presidente como “ruim” ou “péssimo” enquanto 31% avaliam com “bom” ou “ótimo”.

Dentro dessa avaliação, vale destacar que 54% são mulheres contra 47% de homens.  

Taxas de reprovação e aprovação vêm registrando estabilidade nos últimos levantamentos. A desaprovação tem oscilado na faixa de 52% a 57% desde meados de fevereiro, enquanto a aprovação variou de 35% a 41% no mesmo período.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Highlights Demográficos

Veja números de aprovação do governo por faixa demográfica:

sexo – só 34% das mulheres aprovam o governo; entre homens, a taxa sobe para 46%;

idade – aprovação é mais alta entre os adultos de 25 a 44 anos (47%);

região – moradores do Nordeste (61%) são os que mais desaprovam a gestão Bolsonaro;

renda – desaprovação é de 61% entre os que têm renda familiar de até 2 salários-mínimos.

__

Com informações do Poder 360

Autor