Nordeste e Sudeste dão vantagem de 22 milhões de votos a Lula

Conforme o Datafolha, é como se Lula tivesse 14 milhões de votos a mais do que Bolsonaro no Nordeste e 8 milhões a mais no Sudeste.

A nova rodada da pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial indica que duas regiões do País – o Nordeste e o Sudeste – garantem a folgada liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) nas intenções de votos dos brasileiros. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (18), mostra Lula com 47% em todo o Brasil – 15 pontos percentuais a mais do que o atual presidente, Jair Bolsonaro, que tem 32%.

Hoje, nos recortes regionais, Bolsonaro supera Lula apenas no Centro-Oeste, onde ele tem 42%, e o petista, 36%. A região, porém, concentra apenas 7% do eleitorado. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados em duas regiões. No Norte, que representa 8% dos eleitores, Bolsonaro tem 43%, e Lula 41%. Devido à margem de erro – que é de dois pontos percentuais –, qualquer um deles pode estar à frente.

No Sul, responsável por 14% dos eleitores, é Lula que está numericamente na dianteira (43% a 39%) – mas também aqui a margem de erro decreta o empate técnico. Em suma: se o Brasil se resumisse a essas três regiões – Centro-Oeste, Norte e Sul –, a eleição estaria absolutamente equilibrada.

É no Sudeste e no Nordeste, portanto, que Lula abre expressiva vantagem sobre Bolsonaro e se mantém com chances de vencer as eleições 2022 já no primeiro turno, em 2 de outubro. Entre os nordestinos, que respondem por 27% do eleitorado, o ex-presidente supera o atual por 57% a 24%. Grosso modo, é como se Lula tivesse 14 milhões de votos a mais do que Bolsonaro no Nordeste: são 24 milhões de eleitores nordestinos pró-Lula e 10 milhões pró-Bolsonaro.

Se a hegemonia do ex-presidente já era esperada no Nordeste, a reviravolta maior desta eleição ocorre no Sudeste, que abrange 43% do eleitorado. No segundo turno de 2018, Bolsonaro venceu Fernando Haddad (PT) de goleada nos quatro estados da região, chegando a alcançar dois terços dos votos válidos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, porém, o jogo virou.

Segundo o Datafolha, Lula desponta, agora, com 44% das intenções de voto no Sudeste, contra 32% de Bolsonaro. O ex-presidente bate seu principal adversário em São Paulo (44% a 31%), em Minas Gerais (49% a 29%) e no Rio de Janeiro (41% a 35%) – os três maiores colégios eleitorais do País. Em números absolutos, a vantagem lulista no Sudeste é de aproximadamente 8 milhões de votos.

Juntos, Sudeste e Nordeste contam com 70% do eleitorado brasileiro – o que justifica o tratamento prioritário que os candidatos dispensam às duas regiões. Esses eleitores dão a Lula, hoje, uma vantagem de 22 milhões de votos sobre Bolsonaro. Ainda que o atual presidente leve a disputa para o segundo turno, suas chances de vitória passam, necessariamente, por uma recuperação robusta nesses segmentos do eleitorado. A esta altura do jogo, Bolsonaro só vence a eleição se tirar voto – e muito – de Lula.

Autor