Lula está 13 milhões de votos à frente de Bolsonaro no Nordeste

Com relação à pesquisa Datafolha da semana passada, Lula ampliou sua vantagem no Sudeste. Juntas, as duas regiões respondem por 70% dos eleitores brasileiros.

O Nordeste continua a ser o grande reduto eleitoral da esquerda brasileira, que busca sua quinta vitória em seis eleições à Presidência da República. Conforme recorte da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29), o ex-presidente Lula (PT) aparece com 63% de votos válidos na região, contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em números absolutos, Lula tem cerca de 13 milhões de votos a mais do que Bolsonaro entre os eleitores nordestinos. A estimativa usa como referência um índice de 20% do chamado “não voto” (abstenção, nulos e brancos), É a maior vantagem regional do ex-presidente sobre seu adversário.

O petista também lidera no Sudeste, que concentra os três maiores colégios eleitorais do País – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nesta ordem. Segundo o Datafolha, Lula tem 43% na região, e Bolsonaro, 35%.

A diferença entre os dois candidatos é mais apertada do que no Nordeste, mas igualmente expressiva. São quase 5 milhões de votos a mais para Lula no eleitorado do Sudeste.

Com relação à pesquisa Datafolha anterior, da semana passada, Lula ampliou sua vantagem tanto no Sudeste quanto no Nordeste, o que lhe permite vislumbrar uma vitória já no primeiro turno, no próximo domingo (2). Juntas, as duas regiões respondem por 70% dos eleitores brasileiros, sendo 43% no Sudeste e 27% no Nordeste.

A distância de Lula para Bolsonaro cresceu e se consolidou nos três maiores estados. Em São Paulo, onde presidenciáveis do PT só venceram a eleição em 2002, Lula marca 42%. Bolsonaro tem 35%. O ex-presidente também supera Bolsonaro em Minas Gerais (47% a 33%) e no Rio de Janeiro (42% a 37%).

A pesquisa Datafolha ouviu 6.800 eleitores, em 332 municípios de todos os estados, de 27 a 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor