Pesquisa Idea/Exame mostra Lula na frente com 44% das intenções de voto

Levantamento feito entre 19 e 24 de agosto por telefone aponta Jair Bolsonaro (PL) com 36%. No segundo turno entre o atual e o ex-presidente, Lula venceria por 49% a 40%

Lula em Belo Horizonte. Foto: Ricardo Stuckert

Nova pesquisa sobre a corrida presidencial realizada pelo Instituto Ideia, contratada pela revista Exame e divulgada nesta quinta-feira (25), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula Lula da Silva (PT) à frente na preferência do eleitorado com 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência com 36%. 

Ciro Gomes (PDT) registrou 9%; em quarto lugar aparece a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados. 

Pablo Marçal (Pros), Luiz Felipe d’Ávila (novo) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada; com 0,2% aparece Leonardo Péricles (UP). No pelotão do 0,1% estão Sofia Manzano (PCB), a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB) e José Maria Eymael (DC). Brancos, nulos e pessoas que não votariam em ninguém somam 2%, enquanto os que dizem não saber quem será seu candidato ficam em 3%. 

Leia também: Eleitores da 3ª via e indecisos preferem Lula no 2º turno

No principal cenário da sondagem sobre o segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 49% a 40%. Ninguém, brancos e nulos ficariam em 7% e não sabem, 4%. Lula também venceria no caso de um segundo turno com Ciro: 43% a 31%, com 22% de ninguém/branco/nulo e 4% dos que não sabem. O ex-presidente também sairia vitorioso se o segundo turno fosse com Tebet: 46% a 26%; ninguém/branco/nulo somariam 24% e não sabem, 4%. 

Na hipótese de o segundo turno ser entre Bolsonaro e Ciro Gomes, os percentuais seriam 38% a 34%, com 18% de ninguém/branco/nulo e 10% que não sabem. E, no caso de o presidente ir ao segundo turno com a senadora, ele teria 40% e ela, 25%; ninguém/branco/nulo somariam 27% e não sabem, 8%. 

Leia também: FBS/BTG mostra Lula na liderança com os mesmos 45% da pesquisa anterior

A pesquisa foi feita entre 19 e 24 de agosto, por telefone, com 1.500 pessoas, com índice de confiança de 95%. O registro junto ao TSE (Tribunal perior Eleitoral) é BR-02405/2022.