TSE oficializa tempo de propaganda de candidatos; Lula lidera

Ex-presidente terá maior tempo diário no rádio e na TV, com quase 1 minuto a mais que Bolsonaro; Horário eleitoral gratuito vai de 26 de agosto a 29 de setembro

À frente na disputa, Lula (foto) e Bolsonaro terão direito a metade do tempo total de propaganda distribuído entre todos os candidatos | Foto: Ricardo Stuckert

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (23), o plano de mídia com o tempo que cada candidato à Presidência da República terá direito de propaganda no rádio e na televisão para o 1º turno das eleições de 2022.

Conforme o próprio órgão, as normas para definir o tempo de propaganda eleitoral gratuita são baseadas na representação de cada partido político na Câmara dos Deputados. Em suma, quanto mais parlamentares nas siglas aliadas dos presidenciáveis, maior o tempo concedido.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conta com o apoio de 141 deputados dos partidos PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, Pros, PCdoB e PV, lidera a lista e terá maior tempo: 3 minutos e 39 segundos. É praticamente 1 minuto a mais do que terá o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o 2º com maior tempo, de 2 minutos e 38 segundos. Simone Tebet é a terceira do ranking, com 2 minutos e 16 segundos.

A ordem e o tempo de veiculação da propaganda foram definidos em audiência pública na última quinta-feira (18). A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para o 1º turno começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 29 de setembro. Na hipótese de ocorrer segundo turno, o TSE vai elaborar novo plano de mídia.

Tempo e quantidade de inserções

O tempo diário de propaganda e a quantidade de inserções de cada legenda ou coligação foram estabelecidos da seguinte maneira:

  • Lula (Coligação Brasil da Esperança –PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir): 3 minutos e 39 segundos / 286 inserções;
  • Jair Bolsonaro (Coligação Pelo Bem do Brasil – PP, Republicanos, PL): 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções;
  • Simone Tebet (Coligação Brasil para Todos – MDB, Federação PSDB Cidadania, Podemos): 2 minutos e 16 segundos / 184 inserções;
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos / 170 inserções;
  • Ciro Gomes (PDT): 52 segundos / 68 inserções;
  • Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos / 29 inserções;
  • Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos / 33 inserções.

Divisão do tempo

Durante a audiência pública, ficou definida a ordem e o tempo de veiculação da propaganda (em bloco e inserções) que cada partido ou coligação terá para promover as respectivas candidaturas.

A ordem para o primeiro dia da propaganda foi definida por sorteio e ficou da seguinte forma:

  1. Roberto Jefferson – PTB (14);
  2. Soraya Thronicke – Partido União Brasil (44);
  3. Felipe d’Avila – Partido Novo (30);
  4. Lula – Coligação Brasil da Esperança (13);
  5. Simone Tebet – Coligação Brasil para Todos (15);
  6. Jair Bolsonaro – Coligação Pelo Bem do Brasil (22);
  7. Ciro Gommes – PDT (12).

De acordo com a minuta, em relação aos programas em bloco, após o primeiro dia de exibição, o partido político, a federação ou a coligação que veiculou a propaganda em último lugar será o primeiro a apresentá-lo no dia seguinte, seguido pelas demais veiculações estabelecidas no sorteio.

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Com informações do TSE

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