Lula vira o jogo no Amazonas e lidera com 48% contra 35% de Bolsonaro

Em dezembro, segundo a Perspectiva Mercado e Opinião, o atual presidente tinha 36% contra 33% do ex-presidente

Centro de Manaus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus)

Estava enganado quem achava que o Amazonas era reduto bolsonarista. De acordo com a pesquisa Ipec, antigo Ibope, recomendada pela Rede Amazônica de Televisão e divulgada nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Lula lidera no estado com 48% contra 35% de Bolsonaro.

O novo cenário revela uma virada das intenções de voto. Para se ter uma ideia, em dezembro, segundo a Perspectiva Mercado e Opinião, o atual presidente tinha 36% contra 33% do ex-presidente.

Na pesquisa espontânea, aquela em que a lista dos candidatos não é apresentada ao eleitor, Lula aparece com 11 pontos na frente de Bolsonaro, isto é, 44% contra 33%. Na capital Manaus, o instituto de pesquisa apontou empate técnico entre eles, sendo Bolsonaro com 41% contra 37% de Lula.

No interior, o cenário é mais favorável ao ex-presidente. Lula lidera com 65% das intenções de voto, muito à frente de Bolsonaro, que possui 24% da preferência entre eleitores fora da capital.

Leia mais: STF suspende efeito de decreto de Bolsonaro danoso à Zona Franca de Manaus

Bolsonaro venceu no Estado nas eleições de 2018. Ele derrotou o petista Fernando Haddad na capital por quase o dobro de votos. Foram 686.999 votos contra 358.364. Em todo o Estado, o atual mandatário obteve 885.401 votos (50,27%) 875.845 (49,73%) de Haddad. Bolsonaro só venceu na capital, Apuí e Guajará.

Zona Franca de Manaus

A virada de cenário, sobretudo na capital, pode ser explicada pelos constantes ataques do presidente contra Zona Franca de Manaus (ZFM). Sem observância do que é produzido no estado, o governo reduziu o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) de forma linear no país, o que retirou as vantagens comparativas do modelo ZFM onde as indústrias possuem isenção do imposto.

O entrave só foi resolvido após uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) dada pelo ministro Alexandre de Moraes que suspendeu os efeitos do decreto presidencial que prejudicava dispositivo constitucional que protege a Zona Franca.

“A Zona Franca não é apenas um modelo de desenvolvimento, de geração de emprego, responsável por 90% da economia do estado e só, ela tem sido um colchão de amortecimento, de proteção do meio ambiente, da Amazônia”, disse a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), candidata a deputada federal.

De acordo com ela, vários governos já tentaram prejudicar a ZFM, como nos governos neoliberais. “Mas nunca teve um ato tão direto e fatal contra a Zona Franca quanto desse presidente Bolsonaro”, disse Vanessa.

Ex-senadora Vanessa Grazziotin (Foto: Reprodução do Twitter)

No governo Bolsonaro, a região metropolitana de Manaus também aparece como primeira no ranking da pobreza.

“Esse é o resultado de um governo que não se preocupa com o seu povo. De uma política econômica desastrosa que deixou milhões de brasileiros com fome. No estudo publicado na Folha de São Paulo, a região metropolitana de Manaus aparece como líder na taxa de pobreza. E o presidente Bolsonaro segue tentando penalizar o nosso estado com ataques à Zona Franca e aos empregos dos amazonenses”, observou o senador Omar Aziz (PSD), líder na pesquisa para a reeleição.

Por outro lado, o senador ressaltou que os governos de Lula foram benéficos para o Amazonas. “Ele que foi o melhor presidente da história desse país e um grande aliado do povo amazonense. Eu sou Lula na Presidência. Estamos juntos pelo Brasil e pelo Amazonas”, disse o parlamentar.

Autor