SBPC lança Carta pela Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Democracia

Leonardo Giordano, candidato a deputado estadual (PCdoB/RJ) é o primeiro a assinar Carta Compromisso elaborada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Tecnologia

Leonardo Giordano foi o primeiro assumir o compromisso com a Carta da SBPC

Com o objetivo de reconhecer e valorizar a ciência, a tecnologia e a inovação, a educação, a democracia e os demais direitos garantidos na Constituição Federal do país, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organização que congrega 170 sociedades científicas e luta há 74 anos por essas causas, lançou uma Carta Compromisso destinada a parlamentares que disputam o pleito eleitoral em 2022. O documento traz propostas de políticas públicas elaboradas pela comunidade científica, que tratam de diferentes temas relevantes para a sociedade brasileira.

O vereador, ex-secretário das Culturas de Niterói e candidato a deputado estadual Leonardo Giordano foi o primeiro a assinar o documento que agrega temas como o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); a valorização dos professores e profissionais da educação, os investimentos no SUS; pesquisa, direitos humanos, segurança pública, saúde e meio ambiente, entre outros vetores de desenvolvimento estratégicos do país.

Leia também: Sob pretexto de renovar frota, governo tira dinheiro da ciência e tecnologia

O documento, destaca as necessidades da área e também revela as dificuldades enfrentadas pela ciência e tecnologia no Brasil, que comprometem o desenvolvimento nacional.

“Os cada vez mais profundos cortes nos recursos para CT&I e Educação colocam em risco os investimentos anteriores em recursos financeiros e em pessoal qualificado”, afirma a Carta “Estão hoje ameaçadas a continuidade de pesquisas científicas importantes e a formação de novos pesquisadores. Por outro lado, as várias ameaças aos direitos humanos colocam em xeque qualquer plano de avanço econômico e social do País.”

Para Giordano, “não há sociedade que possa se desenvolver sem investimento em ciência, tecnologia e educação, ativos que precisam estar na pauta de todos os parlamentares, para que possamos reverter o cenário desastroso em que esses setores se encontram”. Segundo ele, “assinar a Carta é um compromisso com o povo, com o Brasil e com os direitos dos cidadãos – e garantir esses direitos têm que ser uma prioridade”.

A Carta Compromisso pode ser acessada Aqui.