MST divulga carta sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Em defesa da soberania nacional e popular, o movimento ressalta necessidade de construir comitês populares em todo o país, em carta sobre o 7 de Setembro.

Nesta quinta-feira (1º), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou uma carta “em defesa da soberania nacional e popular”, em manifesto ao povo brasileiro em razão dos 200 anos da independência do país, sobre os marcos deste 7 de setembro.

No documento, os Sem Terra destacam que o país nunca conquistou plenamente uma condição de soberania, ressaltando que “o modelo de desenvolvimento econômico foi feito à custa de quatro séculos de escravização”.

O movimento ainda aponta o caráter da elite brasileira, “totalmente servil aos interesses do capital internacional”, sustentando um “modelo econômico que promove e se alimenta da gigantesca desigualdade econômica e social existente em nosso país”.

A carta também traz críticas à gestão Bolsonaro. “Não se constrói uma Nação tendo um governo que ataca as instituições do Estado e desrespeita os processos eleitorais.

Leia mais: MST inaugura agroindústria que produzirá derivados de milho livre de transgênicos

Por fim, o movimento defende que se realize “uma grande mobilização nacional para derrotar, nas urnas e nas ruas, o neofascismo, o racismo, o machismo, a lgbtqia+fobia e a violência pregada por Bolsonaro”.

“A organização popular é a nossa principal força. Precisamos, desde já, construir Comitês Populares, em todos os espaços e no maior número possível de municípios, para que o povo brasileiro seja o protagonista das transformações estruturais necessárias.”

Mobilizações populares

Além da carta, o Movimento se prepara para as mobilizações populares que serão desenvolvidas ao longo dessa primeira semana de setembro.

Entre elas, ações solidárias construídas em conjunto ao campo popular da Frente Contra a Fome e Sede, que ocorrerão em nível nacional neste sábado (3), com o mote “Panela cheia, povo feliz”.

A ação tem o objetivo de denunciar o aumento da fome e levar alimentação saudável às famílias em situação de pobreza. Além disso, as ações apontam para a necessidade de defesa e construção de um projeto popular para o país, a favor da agroecologia e produção de alimentos saudáveis em comunhão com a natureza.

Ainda durante a próxima semana, no próprio dia 7, ocorrerão ações mobilizadas não só pelo MST, mas pelo conjunto dos movimentos do campo popular, que massificarão as lutas nas ruas em todas as grandes regiões do país, na realização do 28º Grito dos/as Excluídos/as.

Leia mais: Lula visita assentamento e agradece apoio do MST: “Vocês lavaram a minha alma”

Produção de alimentos em Pernambuco. Foto: Olivia Godoy

Confira a íntegra da carta

EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL E POPULAR

Carta do MST ao Povo Brasileiro

Neste 7 de Setembro de 2022, completam-se 200 anos da Independência política do Brasil em relação à Portugal.

Nosso país jamais conquistou plenamente sua Soberania Nacional e Popular. Desde a chegada da colonização europeia, em 1500, o modelo de desenvolvimento econômico foi feito à custa de quatro séculos de escravização.

Foi estruturado para atender os interesses externos e para a promoção da desigualdade social, desde sua origem. Uma economia forte no cenário internacional, que gera a pobreza do seu povo e destruição ambiental em seu território.

Um país privilegiado por suas riquezas naturais extraordinárias e um povo valoroso, dirigido por uma elite, ainda hoje, antinacional, antissocial e antidemocrática. Uma elite que se contenta em ser o capitão do mato do capital internacional, para assegurar o saque das riquezas do nosso país.

Para assegurar a existência desse modelo, as classes dominantes não hesitaram em recorrer, sucessivas vezes, a golpes de Estado, ditaduras e a institucionalização da violência contra o povo brasileiro.

O resultado desse modelo é o país que temos hoje: totalmente servil aos interesses do capital internacional, com uma economia situada entre as maiores do planeta, às custas da exploração do nosso povo, de nossas terras e riquezas naturais. Um modelo econômico que promove e se alimenta da gigantesca desigualdade econômica e social existente em nosso país.

A burguesia jamais se dispôs a construir uma Nação. Quando os povos indígenas, negros e pobres, em geral, ousaram lutar pela Liberdade e Igualdade, foram vilmente reprimidos em seu próprio país.

A perpetuação de verdadeiras mazelas estruturais, como a concentração de terras, da riqueza e renda, servem tanto para aumentar a desigualdade social quanto para as classes dominantes exercerem seu domínio sobre as classes subalternas. Cercaram tudo: a educação, o conhecimento, a cultura, a comunicação e a informação, como se fossem privilégios exclusivos das classes dominantes.

Não! O Brasil é dos brasileiros e das brasileiras e não de suas elites. Essa terra tem dono, já gritava Sepé Tiarajú! Chegamos a uma situação de subordinação extrema aos interesses internacionais. Temos um Presidente da República que, sob conivência dos militares que se enriquecem em seu governo, batem continência à bandeira dos Estados Unidos para manifestar o quanto é servil ao império. Nossa bandeira jamais será a dos EUA!

Um presidente que hipocritamente usa a bandeira nacional nos ombros; promove negociatas das nossas riquezas naturais e de empresas estatais em benefício ao capital internacional; servil às corporações transnacionais das sementes transgênicas, dos agrotóxicos e da mineração, e incentiva a violência contra os territórios dos povos indígenas, tradicionais e quilombolas.
Não há democracia quando o patrimônio do povo brasileiro, como a Petrobras ou a Eletrobrás, está subordinado aos interesses e ganância do mercado internacional.

Não se constrói uma Nação tendo um governo que ataca as instituições do Estado e desrespeita os processos eleitorais. Apropria-se das cores e símbolos nacionais para promover o fascismo e o ódio entre as pessoas. Exalta torturadores, ditaduras e golpes de Estado.

Não se fortalece a democracia tendo um governo que adota políticas que promovem a fome e a pobreza; facilita a aquisição de armas que acabam nas mãos do crime organizado e das milícias; incentiva a destruição ambiental e as queimadas, destrói todos os biomas, principalmente do Cerrado e o Amazônico.

É um governo que, com suas políticas e ações, aprofunda a dependência e se afasta cada vez mais da Soberania Nacional e Popular. Assim, inexistem motivos para comemorarmos os 200 anos de Independência.

Só é possível ser um país soberano se conduzirmos nosso destino em direção ao bem-estar de todo povo brasileiro, garantindo acesso igualitário à educação, à saúde, ao trabalho, à renda e à cultura.

Um projeto de país onde os bens da natureza são considerados bens sociais, destinados a atender os interesses da população e não os do mercado.

Um projeto de desenvolvimento econômico que promova a distribuição da riqueza e renda produzida, fortaleça as cadeias produtivas nacionais, a ciência e a tecnologia.

Um projeto que radicalize a democracia, democratizando o Estado e assegurando a participação popular na definição dos rumos do nosso País.

Um Projeto popular que garanta as igualdades, as diversidades e os direitos, combatendo todas as formas de preconceitos e violências. Que democratize o acesso à terra, fazendo Reforma Agrária Popular para produzir alimentos saudáveis. E que amplie a oferta de serviços públicos universais, assegurando vida digna ao povo brasileiro.

Um projeto Popular de integração com os povos latino americanos e do continente africano. Jamais saldaremos a dívida que temos com esses povos, mas podemos revertê-la em ações de solidariedade e generosidade, exigindo que nosso governo se submeta a esse desejo de reparação histórica e projeto de futuro.

Agora, urgentemente, precisamos realizar uma grande mobilização nacional para derrotar, nas urnas e nas ruas, o neofascismo, o racismo, o machismo, a lgbtqia+fobia e a violência pregada por Bolsonaro.

A organização popular é a nossa principal força. Precisamos, desde já, construir Comitês Populares, em todos os espaços e no maior número possível de municípios, para que o povo brasileiro seja o protagonista das transformações estruturais necessárias.

Só seremos independentes se construirmos um Projeto Popular e Soberano em nosso país.

Viva o Povo Brasileiro!
Viva o Brasil!

Fonte: Assessoria MST

Autor