Lula tem 45% e continua à frente na disputa, diz Datafolha

Na nova rodada de pesquisa das intenções de voto para presidente da República, Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e aparece com 34% no primeiro turno.

Lula fez comício em Nova Iguaçu (RJ), dia 8 de setembro. Foto: Ricardo Stuckert

A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, mostra que Lula (da Federação Brasil da Esperança) permanece com 45%, 11 pontos à frente de Bolsonaro, que aparece com 34%, oscilando dois pontos para cima, dentro da margem de erro, em comparação com o levantamento anterior. Nominalmente, esta é a menor diferença entre ambos desde a primeira pesquisa do instituto, em maio de 2021.

Em votos válidos, Lula tem 48% no primeiro turno – para vencer logo no dia 2, qualquer candidato precisaria ter 50% mais um dos votos válidos. Se considerada a margem de erro, Lula pode estar próximo de vencer no primeiro turno, apesar de ter caído 3 pontos em comparação com a pesquisa divulgada no dia 1º.

Leia também: Lula tem 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, diz Datafolha

Para a hipótese de segundo turno, Lula tem 53% (estável) e Bolsonaro, 39% (um a mais que no levantamento anterior).

Ciro Gomes (PDT) caiu dois pontos mas se mantém em terceiro, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 5%, mesma porcentagem da pesquisa anterior. Brancos ou nulos são 4% e os que não sabem somam 3%.

Faltando três semanas para a eleição do dia 2 de outubro, os números indicam que o uso eleitoral que o atual presidente fez das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, em Brasília e no Rio de Janeiro, não lhe rendeu muitos votos. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) escreveu no Twitter que Bolsonaro “oscilou na margem de erro para 34% e pode ter ganhado eleitores de Ciro, que perdeu votos.”

Com entrevistas presenciais feitas em 191 municípios distribuídos em todos os estados do país e no Distrito Federal, a pesquisa ouviu 2.676 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha também indica que Bolsonaro é rejeitado por 51% dos entrevistados e Lula, por 39%.

Autor