Rejeição a Bolsonaro volta a crescer e reduz suas chances de reeleição

44% dos brasileiros reprovam a gestão bolsonarista. Na semana passada, o índice era de 42%

A rejeição ao governo Jair Bolsonaro (PL) – que estava em lenta trajetória de queda desde maio – voltou a subir. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (15) pela TV pela TV Globo.

Conforme o levantamento, 44% dos brasileiros reprovam a gestão bolsonarista. Na semana passada, o índice era de 42%. Ainda assim, segundo o Datafolha, “Bolsonaro é o presidente que tenta a reeleição com pior avaliação em períodos semelhantes”. Sua rejeição é maior entre as mulheres, os católicos, os moradores do Nordeste e os pretos.

A aprovação ao governo é de apenas 30%. Outros 25% julgam a gestão como regular. O único segmento em que o apoio a Bolsonaro passa de metade é entre os empresários: 53%. Mesmo no eleitorado evangélico, a aprovação é inferior: 44%.

Em outro dado desabonador para Bolsonaro, 51% dizem não confiar “nunca” no presidente. Além disso, 29% confiam “às vezes”, enquanto 21% confiam sempre.

A má avaliação do governo impacta seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto à Presidência e reduz suas chances de reeleição. Segundo o Datafolha, 53% dos eleitores afirmam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Na semana passada, essa rejeição era de 51%.

O Datafolha ouviu 5.926 pessoas, de 13 a 15 de setembro, em 300 cidades de todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor