Campanha no funeral da rainha pode render ação contra Bolsonaro no TSE

Neste domingo (18), o presidente usou a sacada da embaixada brasileira na Inglaterra para fazer um discurso eleitoral para apoiadores

(Fotos: Reprodução do Twitter)

Partidos de oposição já estudam ingressar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Bolsonaro por abuso de poder político e econômico na sua ida ao funeral da rainha Elizabeth 2ª, em Londres. O presidente está sendo acusado de fazer campanha numa viagem oficial custeada com recursos públicos.

Neste domingo (18), o presidente usou a sacada da embaixada brasileira na Inglaterra para fazer um discurso eleitoral para apoiadores. O fato foi relatado pelos principais veículos internacionais.

O The Guardian destacou que, apesar do momento de luto, Bolsonaro falou num tom de campanha. A agência de notícias France Press afirmou que Bolsonaro improvisou “um comício eleitoral em uma Londres em luto”.

“Consternação, indignação e até vergonha. Essas foram algumas das palavras usadas por diplomatas estrangeiros ao descrever o comportamento de Jair Bolsonaro em sua passagem por Londres para o funeral da rainha Elizabeth 2ª”, destacou o colunista Jamil Chade no UOL.

Leia mais: Bolsonaro usa funeral da rainha para fazer discurso eleitoral

Chanceleres ouvidos pelo jornalista afirmaram que a presença de centenas de líderes ao funeral deveria ser marcada pela sobriedade. “Em seu lugar, porém, Bolsonaro fez questão de transformar seu primeiro dia em um ato de campanha eleitoral”.

“Bolsonaro é muito descarado! Faz campanha eleitoral numa viagem oficial, custeada com recursos públicos. Usa a embaixada do Brasil em Londres pra fazer ato. Viajam com o presidente pessoas que não são agentes públicos, mas cabos eleitorais dele. Abuso de poder político e econômico!”, protestou a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, que pode representar no TSE.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), vice-líder da minoria na Câmara, observou a diferença de postura entre os dois principais candidatos: “Em São Paulo, Lula recebe apoio de 8 ex-presidenciáveis: Boulos, Luciana Genro, Cristovam Buarque, Marina, Alckmin, Haddad, Henrique Meirelles e João Goulart. Enquanto isso, Bolsonaro leva comitiva para Londres para  gastar dinheiro público e fazer campanha eleitoral”.

“O inominável foi fazer campanha no funeral da rainha (…) Aqui já não estava mais enganando ninguém”, reagiu a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Bolsonaro na sacada da embaixada brasileira

Ação

O senador Humberto Costa (PT-PE) confirmou que o partido estuda ingressar com ação contra Bolsonaro. “Um absurdo tanto pelo teor, quanto pelo fato de ser um discurso eleitoral, quanto pelo fato de usar um espaço público para fazer isso. Eu já contatei o jurídico da campanha, eu acho que cabe uma ação por abuso de poder político e econômico”, disse o senador ao Poder 360.

Para ele, é um escândalo Bolsonaro sair do país para fazer campanha no funeral de uma chefe de Estado. “E cercado de apaniguados bancados à custa do erário. Isso apequena o Brasil e viola a lei. Vamos recorrer aos órgãos competentes para que mais essa malandragem seja investigada”, escreveu o senador no Twitter.

Também disse que não é novidade ver que Bolsonaro não tem respeito pela dor de ninguém nem no momento da morte.

“Fez isso sobre os cerca de 700 mil cadáveres de brasileiros vítimas da Covid. E, agora, promove esse espetáculo dantesco no Reino Unido. Sem contar que essa viagem desnecessária e eleitoreira levou o Estado brasileiro a arcar com mais duas igualmente inúteis: a do vice-presidente da República e a do presidente da Câmara, que foram obrigados a deixar o país por força da lei”, considerou.

Autor