Lula amplia vantagem em Minas e pode influenciar eleição estadual

Desafio do “time do Lula” em Minas é fortalecer outras candidaturas ligadas ao ex-presidente, em especial a de Alexandre Kalil (PSD) ao governo estadual

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou mais intenções de votos dos eleitores mineiros nesta última semana do primeiro turno. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostra Lula com 47% dos votos válidos no estado, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta sexta-feira (30), outro levantamento confirmou a tendência de ampliação da liderança do petista. Conforme pesquisa Datatempo, o ex-presidente tem hoje 48,2% dos votos válidos no estado, e Bolsonaro, 38,6%. Os números foram publicados no jornal mineiro O Tempo.

As duas sondagens apontam Lula em viés de alta, em contraponto a Bolsonaro, que vê seus números piorarem em relação a levantamentos anteriores. “A recuperação de Lula ficou mais evidente na pesquisa espontânea. Lula avançou de 37,9% para 42,1%. Bolsonaro ficou estável, de 33,3% para 33,1%”, informa O Tempo.

O desafio do “time do Lula” em Minas é fortalecer outras candidaturas ligadas ao ex-presidente, em especial a de Alexandre Kalil (PSD) ao governo estadual. De pesquisa em pesquisa, Kalil vem diminuindo a diferença para o governador Romeu Zema (Novo).

O Datafolha mostrou que, de 15 para 29 de setembro, os 33 pontos percentuais que os separavam foram reduzidos a 23. Zema tem agora 57% dos votos válidos, enquanto Kali, ex-presidente do Atlético-MG e ex-prefeito de Belo Horizonte, tem 34%. Há 7% de indecisos.

A pesquisa DataTempo, por sua vez, revela que 30,3% dos eleitores mineiros admitem a possibilidade de mudar o voto. De acordo com o relato do jornal O Tempo, “do total dos entrevistados que podem mudar de voto, 12,5% consideram que a decisão do voto é firme, mas podem mudar; 9,4% disseram ter apenas uma preferência inicial, que pode ser alterada; e 8,4% afirmam ainda não ter decidido efetivamente como votarão”. Lula terá condições de influenciar a disputa estadual?

“É é uma onda que está vindo no Brasil inteiro. O crescimento do Lula até domingo vai ser o crescimento do Kalil. Estamos acreditando nessa onda”, afirmou Kalil. “Vamos começar um trabalho já segunda-feira para o segundo turno. Vai ser muito difícil para ele (Zema) mais um mês de campanha não tendo nada para mostrar para o povo de Minas Gerais.”

Autor