Datafolha em SP: Haddad garante segundo turno com 39% de votos válidos

Datafolha em SP, votos válidos: Haddad tem 39%; Tarcísio, 31%; e Rodrigo, 23%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a última pesquisa Datafolha divulgado, neste sábado (1º), Fernando Haddad (PT) lidera, garantindo para o segundo turno Tarcísio de Freitas (Republicanos), em vez de Rodrigo Garcia (PSDB), para o governo de São Paulo. 

Encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado é que Fernando Haddad tem 39%, enquanto Tarcísio de Freitas tem 31%, e Rodrigo Garcia (PSDB) fica fora da disputa com 23%. Tarcísio manteve o patamar, enquanto o tucano encolheu.

Carol Vigliar da Unidade Popular aumentou de 1% para 2%. Todos os demais candidatos permaneceram em 1%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número SP-09987/2022.