Minas: Kalil cresce em pesquisas e pode garantir 2º turno contra Zema

Conforme o Ipec, em quatro dias, Kalil saltou de 39% para 42% dos votos válidos, enquanto Zema caiu de 55% para 50%

Alexandre Kalil (PSD) voltou a crescer nas pesquisas eleitorais para o governo de Minas Gerais divulgadas neste sábado (1). O Ipec aponta que, em quatro dias, o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula saltou de 39% para 42% dos votos válidos. Em contrapartida, o governador e líder nas pesquisas, Romeu Zema (Novo), caiu de 55% para 50%.

Conforme o Ipec, os demais candidatos somam, juntos, 8%, sendo 4% de Carlos Viana (PL) e 1% de Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB) e Renata Regina (PCB). A pesquisa ouviu 2 mil eleitores de 104 municípios de Minas Gerais, de 29 de setembro a 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos

Para vencer já no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos (que excluem abstenções, brancos e nulos). A crer nos números do Ipec, a um dia do primeiro turno, a eleição em Minas está em aberto.

Já na pesquisa Datafolha, Kalil passou de 34% para 35% dos votos válidos, enquanto Zema oscilou de 57% para 56%. Carlos Viana aparece com 5%.

Na disputa ao Senado, segundo o Datafolha, o deputado estadual bolsonarista Cleitinho Azevedo (PSC), com 36%, vê em seus calcanhares o senador e candidato à reeleição Alexandre Silveira (PSD), com 31%. Já Marcelo Aro (PP), apoiado por Zeman, foi a 17%.

A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, entrevistou 2.650 eleitores mineiros entre esta sexta-feira (30) e este sábado (1º). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor