Lula já herdou maioria dos votos de Simone Tebet e Ciro Gomes

Há “uma folga de quase 10 milhões de votos” para Lula, diz estimativa

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) largou à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas primeiras pesquisas realizadas neste segundo turno das eleições presidenciais. Levantamentos do Ipec e do PoderData sugerem que o ex-presidente já herdou a maioria dos votos destinados, no primeiro turno, às candidaturas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Ao que tudo indica, a migração de eleitores foi anterior à manifestação de apoio desses dois presidenciáveis a Lula. As pesquisas foram iniciadas entre as manhãs de segunda (3) e terça-feira (4). Ciro aderiu à campanha da coligação Brasil da Esperança na tarde de terça, enquanto Tebet declarou voto em Lula na quarta-feira (5).

O Ipec mostra o ex-presidente com 55% dos votos válidos, contra 45% de Bolsonaro. Há “uma folga de quase 10 milhões de votos” para Lula, conforme estimativa do jornalista José Roberto de Toledo, colunista do UOL e especialista em pesquisas.

“Se essa pesquisa Ipec estiver certa – e eu não tenho nenhum motivo para desconfiar que não esteja –, os votos da maior parte dos eleitores da Simone Tebet e do Ciro Gomes já foram para o Lula”, avalia Toledo. “Não tem como aritmeticamente não terem ido e ele ter aberto nove (dez) pontos de vantagem. Só explica se a maior parte dos votos do Ciro e da Simone migrar para ele.”

A opinião é compartilhada por César Felício, do Valor Econômico. “Esta é uma fotografia inicial. Não há nestes números nenhum reflexo dos primeiros acontecimentos do segundo turno”, analisa. A seu ver, “boa parte do eleitorado” de Ciro e Tebet “migrou para o presidente (Lula) de forma natural”.

Na pesquisa PoderData, a vantagem do ex-presidente  é mais apertada: 52% a 48%. Essa sondagem, feita por telefone entre 3 a 5 de outubro, aponta que Lula herdou 92% dos votos válidos de Tebet. Entre os eleitores de Ciro que já escolheram candidato no segundo turno, Lula tem 46%, e Bolsonaro, 54%.

Juntos, Tebet e Ciro somaram 8,5 milhões de votos no primeiro turno – o equivalente a 7,2% dos votos válidos. No domingo (2), com a apuração avançada, eles deram pistas de que se posicionariam contra Bolsonaro e a favor de Lula no turno final.

Autor