Lula vence Bolsonaro no Nordeste por 69% a 26%, diz Ipec

Ex-presidente também está numericamente à frente no Sudeste (47% a 45%), mas o quadro é de empate técnico

Líder em intenções de voto para a Presidência em todo o Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem ainda maior sobre Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste. É o que revela a primeira pesquisa divulgada neste segundo turno da eleição 2022.

Conforme números do Ipec que vieram a público nesta quarta-feira (5), o ex-presidente supera o atual mandatário por 51% a 43% no conjunto do País. Entre os eleitores nordestinos, porém, Lula tem 43 pontos de dianteira sobre Bolsonaro: 69% a 26%.

É a maior diferença a favor do petista em segmentos da pesquisa. Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro no Sudeste (47% a 45%). Mas o quadro é de empate técnico, se for levada em conta a margem de erro. O presidente, por sua vez, vai melhor no Norte/Centro-Oeste (53% a 43%) e no Sul (54% a 37%).

Bolsonaro também lidera entre os evangélicos (61% a 31%), mas perde para Lula entre os católicos (35% a 59%). Nos recortes por faixa etária, o ex-presidente abriu 54% a 39% entre os eleitores de 16 a 24 anos. O atual presidente está em melhores condições na faixa seguinte, de eleitores de 25 a 34 anos. Esse segmento dá 49% de intenções de voto em Bolsonaro e 46% em Lula.

No eleitorado de renda mais baixa (aquele que recebe até um salário mínimo. Lula marca 64%, ante 25% de Bolsonaro. Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, as tendências se invertem: Bolsonaro aparece com 65%, enquanto Lula fica com 30%.

O Ipec ouviu 2 mil eleitores desde segunda-feira (3) – a pesquisa foi concluída nesta quarta. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor