“Ataque à ponte da Crimeia é ato terrorista da Ucrânia”, afirma Putin

“Este é um ato de terrorismo destinado a destruir infraestrutura civil criticamente importante”, disse o presidente russo.

Autoridades russas informaram que o serviço ferroviário da ponte já se encontra em pleno funcionamento. (AFP)

O ataque à ponte de 19 km que liga a península da Crimeia ao território terrestre da Rússia, atingida por uma grande explosão na manhã de sábado (8), foi ordenado, planejado e realizado pelos serviços especiais da Ucrânia, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, na noite deste domingo (9), segundo a Agência Sputnik.

“Este foi um ataque terrorista destinado a destruir a infraestrutura civil crítica da Federação da Rússia. Os serviços especiais ucranianos foram os autores, perpetradores e clientes”, assinalou Putin, falando em uma reunião com o chefe do Comitê de Investigação russo, Alexander Bastrykin.

O investigador chefe informou a Putin que os serviços especiais ucranianos receberam assistência de cidadãos russos ligados a estrangeiros na preparação do ataque.

“Continuamos nossa investigação sobre as metas e objetivos deste bombardeio. Sem dúvida, carrega um caráter terrorista. Este foi um ato de terrorismo. Todos os nossos dados nos permitem tirar uma conclusão inequívoca — este foi um ataque preparado pelo serviço especial ucraniano. O propósito deste ataque terrorista era destruir uma grande parte da infraestrutura civil que tem grande importância para a Rússia”, ressaltou Bastrykin.

“Muitas testemunhas foram interrogadas, estudos especiais especializados foram iniciados e, em sua maioria, concluídos, entre eles exames de explosivos, genéticos e forenses”, acrescentou o funcionário.

Os investigadores também encarregaram o Ministério do Interior da Rússia e à agência de inteligência russa, o Serviço Federal de Segurança (FSB), de ealizar outras operações de investigação e busca.

Bastrykin detalhou que a rota do caminhão que explodiu na ponte foi estabelecida e inclui Bulgária, Geórgia, Armênia e as regiões russas da Ossétia do Norte e Krasnodar.

O Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia registrou no sábado que uma seção da rodovia na ponte da Crimeia foi destruída depois que um caminhão explodiu às 06h07 (horário local), com vários tanques de combustível em um trem que viajava ao longo da parte ferroviária próxima da ponte pegando fogo. Duas seções da estrada viária sofreram um colapso parcial, mas os arcos da ponte não sofreram danos.

As autoridades russas anunciaram uma série de medidas para reparar os danos e garantir a estabilidade das ligações de transporte entre a Crimeia e o território de Krasnodar. Putin assinou um decreto na noite de sábado para reforçar a segurança de transporte que atravessa o estreito de Kerch, bem como a infraestrutura de eletricidade e energia na área.

Poucas horas após o incidente, que causou o fechamento parcial da ponte da Crimeia, as autoridades russas garantiram que o serviço ferroviário já foi totalmente retomado, pelo qual todos os trens programados já estão circulando.

Autor