Lula quer recuperar Petrobras e fábrica de fertilizantes

Indústrias foram desmontadas sob Bolsonaro, gerando desemprego.

Foto: Ricardo Stuckert

A recuperação da Petrobras em Sergipe e em todo o Nordeste, assim como das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (FAFENs) – que eram operadas pela estatal e foram arrendadas para empresas privadas – fizeram parte dos compromissos feitos pelo candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo candidato ao governo de Sergipe Rogério Carvalho (PT) em comício em Aracaju (SE), nesta quinta-feira (13).

De acordo com a CUT- SE, a Petrobras produzia no estado, em 2011, 60 mil barris de gás e petróleo por dia, sendo que este número passou para, aproximadamente, 6,7 mil barris diários no segundo semestre de 2022. Esse desmonte que houve no estado trouxe perda de 42% dos empregos no setor.

A venda de campos de produção acarretou não só desemprego, como encareceu os produtos na região. Tudo isso formou uma situação perversa de aumento do desemprego com aumento dos preços dos combustíveis e frete.

Leia mais: Rogério Carvalho (PT) recebe apoio de candidato do PL em SE

Para completar, a FAFEN de Sergipe foi arrenda pela estatal para empresas privadas. A falta de controle na produção de fertilizantes impactou negativamente o agronegócio nacional, situação que ficou escancarada com a guerra entre Rússia e Ucrânia que encareceu os produtos no mercado internacional e deixou o Brasil ainda mais dependente de importações de produtos essenciais com valores acima da média.

Com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem responsabilizou pela atual situação da Petrobras que oferece preços altos de combustíveis para o país e deixou um rastro de desemprego, principalmente no Nordeste, Lula disse que irá reverter o atual cenário de preços que só passaram a ser reduzidos por Bolsonaro por estar atrás nas intenções de voto.

“É o governo responsável pelo preço da gasolina, preço do diesel, preço do gás e pelo preço da energia elétrica. Durante todo o período que eu estive no governo, nós não aumentamos o valor do gás para o povo pobre. Nós vamos voltar e a gasolina vai baixar de verdade, a energia elétrica vai baixar de verdade, o óleo diesel vai abaixar de verdade”, ressaltou Lula, indicando que o governo Bolsonaro tem ‘forçado’ a queda de preços somente por conta do 2º turno.

“É preciso acreditar nessa dobradinha, Rogério e Lula para a gente recuperar a Petrobras, recuperar a Fafen, fazer mais universidades e cuidar do povo de Sergipe”, completou o ex-presidente.

No mesmo sentido, o candidato ao governo do PT acusou Bolsonaro e o atual governo estadual de acabar com a economia sergipana.

“Eles fecharam a Petrobras, a empresa que mais empregava e gerava renda em nosso estado. Fecharam o terminal de gás que gerava emprego e renda. Aumentaram o nosso gás que é 70% mais caro do que nos outros estados do Brasil, inviabilizando as nossas indústrias. Fecharam a Fafen, deixaram um ano fechada e entregaram a preço de banana. Nós precisamos tirar Sergipe da paralisia e do buraco para gerar emprego e renda. Temos 169 mil desempregados, 40% do nosso povo vivendo com até meio salário mínimo, é mais de um milhão de pessoas, uma renda que não dá pra comer as três refeições”, disse Rogério Carvalho.