CPX no boné de Lula vira fake news que estigmatiza comunidades cariocas

Bolsonarismo tenta associar Lula a crime organizado, embora sigla seja usada oficialmente pelo governo como Complexo de comunidades do Rio e Janeiro

12.10.2022 LULA NO RIO - Lula participa da caminhada Brasil da Esperança, na Estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert

Ex-presidente Luis Inácio Lula da  usou boné em visita de campanha ao Complexo do Alemão na quarta-feira (12). CPX já foi citado pela PM na conta oficial do Twitter e aparece em documento do governo sobre orçamento.

Uma abreviação no boné que Luiz Inácio Lula da Silva usou nesta quarta-feira (12) durante um evento de campanha no Complexo no Alemão, no Rio de Janeiro, tem sido usada com conteúdo falso de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e entrou nos trending topics (tópicos tendenciais) no Twitter, nesta quinta (13).

As letras CPX formam a abreviação de “complexo de favelas”, mas bolsonaristas distorceram o significado, para fazer uma associação do petista ao tráfico, assim como estigmatizaram as favelas cariocas. A fake news é uma espécie de represália às associações entre a família Bolsonaro e as milícias cariocas, mas pode acabar virando mais um tiro no pé da campanha nas comunidades cariocas.

Os filhos do presidente contrataram parentes do paramilitar Adriano da Nóbrega e citam que parlamentares bolsonaristas propuseram a entrega de medalhas para policiais investigados por envolvimento com a milícia.

Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro postou fotos do ex-presidente Lula com o boné. “Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?”, disse Flávio na postagem. Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla. “Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’”, afirma parte da postagem.

No entanto, é possível ver até no mapeamento das comunidades a sigla CPX, com uma grande quantidade de locais que adotam a sigla no nome, como lojas, agências de turismo, bares e lanchonetes.

Uma curiosidade é que o boné tem sido encomendado às centenas pelo Brasil todo. Segundo a empresa de bordados, a visibilidade de Lula alavancou a empresa. Com a visibilidade dada pelo bolsonarismo, acreditam que a peça deve entrar para as tendências de moda do verão.

Sigla oficial

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas, como CPX Alemão, CPX Penha, CPX Maré, CPX Chapadão e CPX Salgueiro. A sigla CPX é usada principalmente na internet, para simplificar a digitação.

A sigla já foi citada pelo perfil oficial da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro e consta inclusive do resumo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo estadual para 2023.

Perfis bolsonaristas compartilharam imagens de fuzis, por exemplo, com a sigla, demonstrando uma articulação estratégica de campanha para neutralizar as acusações que a esquerda faz de que o bolsonarismo é miliciano, ou seja, associada a milícias policiais que disputam o tráfico de drogas com facções em comunidades pobres.

Lojas, bares e pontos turísticos usam CPX em seus nomes no Alemão — Foto: Reprodução/Google Maps

Ironia com ch

Diante da repercussão, o ex-presidente publicou uma nota, em seu site oficial, acusando o adversário de disseminar fake news. “Lula usou um boné escrito CPX (sigla que significa “complexo”) e, no discurso que fez no Alemão, destacou a importância de um governo com justiça social e amor, que distribua livros em vez de facilitar compra de armas. O que o bolsonarismo faz? Espalha fotos de presos e procurados da polícia com bonés semelhantes para ofender todos os moradores. É criminoso!”, informou a nota.

Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades e nascido e criado no Complexo do Alemão, postou um esclarecimento no começo da manhã desta quinta (13), após ter acompanhado o ato com Lula. Ele ironizou como a cada fake news é preciso explicar o óbvio.

“Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, disse Rene. Mas os cariocas estão perplexos com a ignorância dos Bolsonaros sobre sua própria cidade.

Em março deste ano, a música “CPX Tá Tega”, do MC Poze do Rodo com participação do MC Maneirinho, fez sucesso ao abordar justamente a tranquilidade na comunidade. Atualmente, o clipe da canção conta com 25 milhões de visualizações no YouTube.

“CPX tá tega, mó complexão. Tá tudo fluindo aqui no morrão. A melhor gestão, nóis tá tranquilão”, diz um trecho da letra. 

O humorista Marcelo Adnet ironizou as fake news espalhadas pelos bolsonaristas. Em suas redes sociais, ele escreveu: “O bolsonarismo é fascinante. Conseguiram enxergar a palavra “cupincha”, que sequer é usada no Rio, na sigla CPX, que é largamente usada e sabemos ser de “complexo”. Além de desprezo pelos mais pobres e desconhecimento, cupincha é com ch, exemplo de uso: Cupincha de miliciano.”