TSE barra propaganda de Bolsonaro que adultera declarações de Lula

Propaganda eleitoral de Bolsonaro veiculada na televisão faz montagem de falas de Lula para induzir apoio à criminalidade. Ministra suspende veiculação do conteúdo.

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) manipulou frases do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para veicular em sua propaganda eleitoral. O vídeo faz uma edição com frases de Lula para dar a entender que ele é complacente com a criminalidade.

Dessa maneira, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri determinou nesta sexta-feira (14) que a veiculação da propaganda fosse suspensa com multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Segundo a decisão, o programa visou “manipular a opinião pública e atingir a lisura do processo eleitoral”.

A edição feita na propaganda que foi suspensa – e já havia sido indicada como falsa por agências de checagem – imputava a Lula, de forma falsa, anuência com ladrões que roubam celulares para tomar cerveja.

“Conforme atestam agências de checagem, bem como a partir de simples pesquisa à internet, constato que a fala do candidato Luiz Inácio Lula da Silva utilizada na inserção jamais existiu nesses termos, tratando-se, isso sim, de montagem, mediante a reunião de frases que foram ditas em momentos distintos e em contextos distintos”, consta na decisão de Bucchianeri.

Autor