Elias Jabbour ganha o maior prêmio literário da China para autores estrangeiros

“É como se o marxismo brasileiro estivesse recebendo um prêmio”, diz Jabbour, o primeiro latino-americano a vencer o Special Book Award of China; honraria é reconhecimento para a ciência nacional.

O professor Adjunto da UERJ e membro do Comitê Central do PCdoB, Elias Jabbour, foi anunciado como vencedor do Special Book Award of China 2022, nesta quarta-feira (19).  

Elias, que é Doutor e Mestre em Geografia Humana, recebe o mais importante prêmio literário chinês concedido a escritores e pesquisadores estrangeiros pela obra “China: O socialismo do século XXI”, publicada pela Editora Boitempo. O livro tem como coautor Alberto Gabriele.

Leia também: O Partido Comunista da China inaugura a mais avançada engenharia social do mundo

A conquista simboliza um importante marco de reconhecimento para a produção científica nacional, sendo que Elias é o primeiro latino-americano a receber o prêmio. Mais de 200 livros concorreram na disputa, que costuma premiar livros de traduções.

“É como se o marxismo brasileiro estivesse recebendo um prêmio. Ser reconhecido pelos chineses é difícil. E tem mais, é o primeiro trabalho em economia política que vence, porque sempre ganham as traduções”, diz Jabbour ao Portal Vermelho.

“Quem ler este livro vai ter uma visão nova do socialismo. Existe uma reconstrução conceitual que fazemos no começo do livro de alguns conceitos marxistas e na segunda parte a China. Mesmo o leitor leigo que ler este livro vai ter acesso a um material interessante para descobrir o que é esse socialismo que a China apresenta, que é um socialismo muito diferente do que muita gente tem na cabeça”, explica o autor sobre o livro premiado.

A entrega oficial do Special Book Award of China 2022 deve ser realizada em novembro, ainda sem data definida.