Lula intensifica agenda em MG com nomes nacionais da campanha

Estado é considerado estratégico pela campanha de Lula e terá tour do ex-presidente com Alckmin, Tebet e Boulos na reta final

Lula e Alckmin participam de caminhada em Belo Horizonte (MG) | Foto: Ricardo Stuckert

Na busca pela ampliação de votos em Minas Gerais, o candidato da Coligação Brasil da Esperança, Lula, volta ao estado ao lado da senadora Simone Tebet nos próximos dias. Nesta sexta-feira (21), o ex-presidente visita Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Já no sábado (22), Lula deve participar de caminhadas em Venda Nova, uma das regiões periféricas mais populosas de Belo Horizonte, e em Ribeirão das Neves, na região metropolitana.

No primeiro turno, Lula teve a preferência dos eleitores de Minas com 48,43% dos votos, contra 43,20% de seu rival, Jair Bolsonaro (PL). Até o dia 30 de outubro, o ex-presidente pretende ampliar a vantagem em relação ao atual mandatário no Estado que, historicamente, é decisivo para a disputa presidencial – por ser o 2º maior colégio eleitoral do país.

Para isso, aliados de Lula têm reforçado a busca de apoio junto a prefeitos, intensificado a agenda de visitas ao interior e apostado na presença de novos parceiros no palanque.

Mas a busca da campanha de Lula por aumentar o terreno em Minas Gerais não ocorre por acaso. A história mostra que “quem ganha em Minas, ganha no Brasil”. E isso não é um fato recente. Segundo o jornal Estado de Minas (EM), o Estado mineiro mantém essa tradição desde o tempo imperial. “Famílias que, atualmente, são parte do poderio mineiro, iniciaram a tradição política do estado desde a Constituinte do Primeiro Reinado, em 1823, com o santista José Bonifácio de Andrada e Silva, que atuou ativamente na Independência do Brasil.”

Além disso, existem vários os fatos históricos que mostram o poder que Minas Gerais tem na eleição presidencial.

Mobilização

Como um espelho do comportamento eleitoral no Brasil, o resultado em Minas pode indicar quem está mais próximo de vencer as eleições e é por esse motivo que a campanha de Lula tem intensificado a agenda no Estado. Aliados e apoiadores do ex-presidente preparam uma mobilização em todas as regiões com a presença dos principais nomes da campanha para alavancar a votação.

De acordo com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), coordenador de campanha de Lula em Minas Gerais, “a intenção da agenda é agradecer a votação do primeiro e consolidar presença em locais considerados esquecidos pelo poder público”, disse o deputado à CNN Brasil.

Além de Lula, o estado deve receber o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) entre terça-feira (25) e quarta-feira (26). Alckmin deve ir às regiões do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, e ao sul do estado, parte que tem base econômica na agropecuária e mais ligada a pautas bolsonaristas.

A campanha ainda programa a passagem da senadora Simone Tebet (MDB) na quarta-feira (26) por Divinópolis, no Centro-Oeste, e em Sete Lagoas, na região Central, e também busca contato com Marina Silva (Rede) para uma agenda com evangélicos e militantes da causa ambiental.

A agenda também inclui o deputado federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), um dos coordenadores da campanha de Lula. Boulos deve ir ao estado na terça-feira (25) para um evento com a juventude. “Queremos foco em todas as regiões do Estado e, principalmente, nos mais pobres e mães solos”, completou Reginaldo Lopes.

__
Com informações de agências

Autor