40 congressistas eleitos do Centrão não manifestam apoio a Bolsonaro

Levantamento indica que parte do grupo que elegeu 200 parlamentares não coloca em suas redes sociais menção ao presidente; maior parte está no Nordeste, reduto de apoio a Lula.

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Foram eleitos no dia 2 de outubro 513 deputados federais e 27 senadores. Ao menos 200 desses congressistas fazem parte do chamado “centrão”, principal base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, apesar de fazerem parte do grupo, 40 desses parlamentares não manifestaram apoio a Bolsonaro em suas redes sociais, segundo o jornal O Globo. A maior parte das quatro dezenas que são do “centrão” e não revelam apoio ao atual presidente, 21 deputados e senadores, estão no Nordeste – região em que Lula (PT) tem ampla vantagem nas opções de voto.

O “centrão” tem como principais partidos o PL (Partido Liberal), pelo qual concorre o presidente, assim como o PP (Partido Progressistas) e o Republicanos. O atual presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira, do PP, é um dos aliados de Bolsonaro e visto como o principal articular do “centrão”, grupo que comanda o Orçamento Secreto (Emendas de Relator).

No total, de acordo com o levantamento feito pela reportagem do jornal, 162 congressistas eleitos de todos os partidos não se posicionaram na eleição presidencial.

Autor