TSE concede direito de resposta a Lula no Twitter de Nikolas Ferreira

Decisão envolve publicação associando o ex-presidente a drogas e perseguição religiosa; direito concedido deverá ficar no ar por sete dias sob pena de multa de R$50 mil

Lula | Foto: Ricardo Stuckert

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu nesta segunda-feira (24) direito de resposta ao ex-presidente Lula no Twitter do deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG). Decisão envolve a publicação de um vídeo associando o candidato da Coligação Brasil da Esperança às drogas, ditaduras, perseguição religiosa e homicídios.

De acordo com a defesa do ex-presidente, Nikolas cita uma série de crimes e, na sequência, diz “faz o L”, em referência a Lula. “Quando seu filho chegar em casa com os olhos vermelhos de tanta droga, dá um sorriso e faz o L” e “quando as igrejas forem fechadas, padres forem perseguidos e proibirem de professar a sua própria fé, faz o L”.

“Não há dúvida de que o vereador Nikolas Ferreira, ao dizer ‘faz o L’, se refere ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva”, informou a representação de Lula. “Uma vez que é sabido que esta é uma das marcas da campanha do candidato e de seus apoiadores. Tal gesto, em conjunto com as desinformações propagadas, deixa inconteste que o representado se refere ao candidato, na tentativa de manipular a opinião dos eleitores brasileiros.”

Um dia depois, a Corte atendeu ao pedido da coligação Brasil da Esperança. “O vídeo divulgado foi produzido para ofender a honra e a imagem do candidato Luiz Inácio Lula da Silva”, declarou o ministro Paulo de Tarso Sanseverino. “O objetivo consistiu na disseminação de discurso manifestamente inverídico e odioso que pretende induzir o usuário da rede social a vincular o candidato como defensor político das práticas ilícitas e imorais acima mencionadas.”

Aprovada por unanimidade, a resposta de Lula deve ser publicada em até dois dias, permanecendo por sete dias no perfil do deputado eleito. Em caso de descumprimento, o deputado deverá pagar uma R$ 50 mil. O direito deve ser publicado até quinta-feira (27).

Veja a íntegra da decisão do TSE aqui.

__
Com informações de agências

Autor