Com metodologias diferentes, Ipespe e Atlas trazem Lula com 53% dos votos

Embora se diferenciem pelos questionários via telefone e via internet, os institutos trazem a mesma pontuação para Lula e Bolsonaro, 53% contra 47%

24.10.2022 – Lula, Alckmin e Haddad participam do Ato em Defesa da Democracia e do Brasil, organizado pelo Grupo Prerrogativas, no Teatro Tuca, em São Paulo. Marina Silva, Simone Tebet e personalidades políticas e artísticas estiveram presentes. Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa do Ipespe em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando contra Jair Bolsonaro (PL), embora empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Lula tem 53% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Bolsonaro aparece com 47%. 

Pesquisa do Instituto Atlas, contratada pela Nervera e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Lula também está à frente do segundo turno eleitoral, com 53% de intenções de votos válidos. Bolsonaro tem 47%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos. 

Com isso, os candidatos apresentam a mesma pontuação nos dois levantamentos, embora as metodologias sejam muito diferentes, assim como a margem de erro. No caso do Atlas, a margem de erro é de apenas 1 ponto percentual para mais ou para menos. Enquanto Ipespe faz entrevistas por telefone, o Atlas distribui questionários pela internet.

Oscilações

Os números do Ipespe são os mesmos da rodada anterior, divulgada na semana passada. Com isso, a movimentação nas campanhas não teria alterado a intenção de voto em ambos os candidatos. 

Em votos totais no Ipespe, o petista tem 50% das intenções de voto, ante 44% do atual chefe do Executivo, sendo que ambos oscilaram um ponto para cima, a partir dos eleitores que votariam branco e nulo, que se mantém em 4%, e os que não sabem ou não responderam, 2%. 

No caso do Atlas, em comparação com o primeiro levantamento para o segundo turno, divulgado no dia 13 de outubro, Lula oscilou para cima e passou de 52,4% para 53%. Já Bolsonaro oscilou para baixo em comparação com o levantamento anterior, em que obteve 47,6% ante 47% da pesquisa divulgada hoje.

Institutos

O Ipespe entrevistou 1.100 eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro e a pesquisa custou R$ 46.200. O nível de confiança é de 95,45%, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-08044/2022. 

A pesquisa Atlas realizou a coleta de 4.500 entrevistas via questionário estruturado na web, em 1.404 municípios, entre os dias 18 e 22 de outubro. As respostas obtidas “são calibradas por um algoritmo de acordo com as características da população brasileira”. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06415/2022 e custou R$ 65.000,00. 

Autor