Pesquisas mostram Lula à frente de Bolsonaro a um dia da eleição

Pesquisas Ipec e Datafolha divulgadas neste sábado (29), véspera da eleição, mostram que o ex-presidente é favorito para conquistar mais um mandato no Planalto

A um dia do segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na disputa à Presidência da República. Pesquisas Ipec e Datafolha divulgadas neste sábado (29), véspera da eleição, mostram que o ex-presidente é favorito para conquistar mais um mandato no Planalto.

Segundo o Ipec, Lula tem 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Nos votos totais, a vantagem do ex-presidente é de sete pontos – 50% a 43%. Outros 2% não sabem ou não responderam.

Em relação à pesquisa anterior, de segunda-feira (24), não houve alteração nos percentuais dos candidatos. Brancos e nulos somam 5%. O Ipec ouviu 4.272 eleitores, em 236 municípios, de quinta-feira (27) a sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

No Datafolha, a diferença entre os dois candidatos é de quatro pontos percentuais. Lula aparece com 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro. Nos votos totais, o ex-presidente supera o atual mandatário por 49% a 45%. Há 4% de brancos e nulos, além de 2% de indecisos.

Conforme o Datafolha, os presidenciáveis podem estar empatados – mas este cenário é improvável, já que os dois precisariam estar no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais. O Datafolha entrevistou 8.308 pessoas, em 253 municípios, entre sexta (28) e sábado.

O segundo turno ocorre neste domingo (30), das 8 às 17 horas. No primeiro turno, Lula saiu à frente, com 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. Em números absolutos, a dianteira de Lula foi de pouco mais de 6,1 milhões de votos.

Autor