Presidentes do TSE e do STF destacam lisura do pleito e parabenizam eleitos

Alexandre de Moraes disse esperar que agora “cessem as agressões ao sistema eleitoral”; Rosa Weber destaca que o “sistema eleitoral brasileiro é motivo de orgulho”

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, se pronunciaram após o anúncio do resultado eleitoral deste domingo (30) e defenderam o sistema eleitoral brasileiro, constantemente atacado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. Na coletiva, estavam presentes também os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL).

“As urnas eletrônicas são um patrimônio nacional e espero que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas, as notícias criminosas contra as urnas eletrônicas, porque quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro”, afirmou Moraes. 

O ministro explicou ainda que as eleições deste ano tiveram o maior número de votos em candidatos da história brasileira, percentualmente e em termos absolutos, acrescentando que houve redução no índice de abstenção entre o primeiro e segundo turno.

Leia também: “Viveremos um novo tempo”, diz Lula em 1º discurso após vitória

Moraes disse que também falou com o presidente eleito Lula (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), destacando que Justiça Eleitoral estava apta e iria proclamar o resultado oficial das eleições. Também cumprimentou ambos “por terem participado do mais importante momento da democracia, que é o momento das eleições”. Na avaliação do ministro, não há “nenhum risco real” de questionamentos quanto ao resultado eleitoral. 

Com relação aos bloqueios feitos pela Polícia Rodoviária Federal, que podem ter dificultado ou mesmo inviabilizado a ida de eleitores aos postos de votação, contrariando ordem emitida pelo TSE, o ministro explicou que se ficar provado desvio de finalidade ou abuso de poder por parte do diretor da PRF, Silvinei Vasques, ele deverá responder por esses atos. “Não só ele, como aqueles que executaram as ordens responderão civil e criminalmente”, declarou. 

Ao todo, ao menos 610 ônibus que faziam transporte de eleitores foram parados e quase metade aconteceu no Nordeste, região em que Lula tem maioria dos votos. 

Já a presidenta do STF, ministra Rosa Weber, destacou que “a despeito dos tempos conturbados por intensa desinformação e exacerbada polarização, hoje as eleições transcorreram em clima de tranquilidade, conduzidas com maestria pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo seu presidente, Alexandre de Moraes”. 

Rosa Weber acrescentou que “o sistema eleitoral brasileiro é motivo de orgulho nosso e exemplo a ser seguido”. Por fim, ela desejou “êxito e felicidade ao presidente e vice eleitos, para o bem do povo brasileiro”.