Equipe de Lula busca barrar nomes de Bolsonaro no Judiciário e no exterior

Objetivo é que até a posse indicações feitas pelo atual presidente na área da Justiça e da diplomacia sejam impedidas como forma de frear projeto bolsonarista no Estado

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Como forma de evitar que o projeto político de Jair Bolsonaro (PL) ganhe força em cargos importantes do Estado brasileiro, a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende barrar indicações do mandatário cessante para postos no Judiciário e na diplomacia exterior. A informação é do jornalista Valdo Cruz, do G1. 

Segundo noticiado, Bolsonaro pode indicar, até o final de seu mandato, em 31 de dezembro, ao menos 16 desembargadores de tribunais regionais federais, além de diplomatas cujos nomes precisam ser avalizados via votação no Senado. De acordo com a equipe de Lula, o ideal é que essas análises sejam freadas até a posse, no dia 1º de janeiro. 

No caso dos cargos na área diplomática, o objetivo é que o futuro ministro das Relações Exteriores, ainda não definido, avalie caso a caso os indicados. 

Já no que diz respeito aos cargos no Judiciário, a avaliação é a de que “aliados do presidente Bolsonaro têm interesse direto nas indicações de desembargadores – seja por questões políticas, seja por processos em tramitação na Justiça”. Neste sentido, a ideia é barrar as votações no Senado. 

Leia também: Com Lula, Brasil rompe isolamento bolsonarista e se reaproxima do mundo 

(PL)

Autor