Eleições nos EUA definem composição do Congresso e avaliam Biden

As eleições de meio de mandato nos EUA elegem 435 deputados e parte do Senado; eventual derrota dos Democratas será desafio para Biden. Pleito também elege 36 governadores.

Joe Biden, presidente dos EUA.

Começa nesta terça-feira (8) as eleições dos Estados Unidos que definirão como será formado o Congresso e, mais do que isso, testar a aprovação do presidente Joe Biden e dos Democratas. Uma vitória com maioria de Republicanos pode bloquear a agenda do atual presidente pelos próximos dois anos de seu mandato.

A chamada eleições de meio de mandato renovam as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, equivalente a Câmara de Deputados. Os mandatos têm duração de dois anos. Portanto, para se ter a maioria é necessário obter 218 cadeiras.

Os últimos presidentes, Barack Obama e Donald Trump, passaram pela situação de perder a maioria da Câmara durante os seus governos.

Também será renovado cerca de um terço do senado. Das 100 vagas, 35 senadores serão eleitos. Os mandatos têm duração de 6 anos e a cada dois uma parte é renovada.

Além disso, dos 50 estados dos EUA, 36 tem disputa para governador e as assembleias locais também elegem os seus representantes.

Biden x Trump

Estas eleições de meio mandato já podem antecipar, de vez, um retorno de Trump ao cenário eleitoral. O ex-presidente embarcou na campanha pelos candidatos Republicanos, que são favoritos para terem maioria na Câmara.

É provável que Trump anuncie que irá concorrer as prévias de seu partido para disputar novamente a presidência.

Enquanto isso, pelo lado Democrata, o principal cabo eleitoral é Barack Obama.