Covid cresce e Secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara

Nas últimas 24 horas, Brasil registrou 4 mortes e 994 novos diagnósticos positivos da doença; média móvel de casos cresceu 120% em apenas uma semana

São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

Os casos de Covid-19 ganharam força nas últimas semanas e as autoridades de saúde já acenderam o alerta para a população, principalmente nos grupos mais vulneráveis e pessoas que não completaram o esquema das vacinas.

Já são 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que relatam aumento de notificações da doença. A taxa de positividade nos testes para Covid cresceu no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, e no DF, segundo levantamento feito pelo O Globo com secretarias estaduais de saúde de todo o território. Em alguns estados o aumento é refletido na maior procura por atendimento clínicas e hospitais.

O Ministério da Saúde divulgou um novo boletim com os dados deste domingo (13) informando que o Brasil registrou, pelo menos, mais quatro mortes por Covid e 994 novos diagnósticos positivos nas últimas 24 horas. O número é parcial, pois as secretarias de Saúde de 13 unidades da federação ainda não encaminharam a atualização de dados sobre a doença. Há atualmente 110.226 pacientes contaminados em acompanhamento.

Ministério da Saúde/Divulgação

Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde recomenda uso de máscaras

Ainda no sábado (12), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica alertando estados e municípios sobre o aumento de casos de Covid e reforçando a necessidade uso de máscaras, especialmente em locais fechados.

No documento, a secretaria também recomenda que a população seja orientada a fazer higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão. A orientação vale ainda mais para indivíduos com fatores de risco e pessoas que tiveram contato próximo com casos positivos da doença.

De acordo com a pasta, a média móvel aumentou 120% entre 6 a 11 de novembro. Ao todo, foram confirmados 8.448 casos positivos por dia. Já na semana anterior foram computados 3.834. Em relação ao total de casos diagnosticados nos últimos sete dias, foram 57.825, além de 314 mortes.

O documento também reforça a necessidade de se fazer o isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19 e de se buscar completar o esquema vacinal, “com especial atenção às doses de reforço”.

Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o médico Renato Kfouri disse ao Estadão que, quando existe aumento de circulação de doenças respiratórias, de maneira geral, o uso de máscara se destaca como importante fator de proteção. “Usar máscara sempre em ambientes fechados, onde é inevitável a aglomeração, é fundamental”, afirma.

__
com informações de agências

Autor