Filho de Lula derrota Moro e Lava-Jato por divulgação de grampo

Indenização por danos morais no valor de R$60 mil deverá ser paga pela União para Fábio Luís Lula da Silva, filho de Lula, e Renata de Abreu Moreira, sua esposa.

Foto: Lula Marques/AGPT

Fábio Luís Lula da Silva deverá ser indenizado por danos morais pela União pela divulgação de conversadas pessoais grampeadas pelo ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava-Jato. Fábio é filho do presidente eleito Lula (PT) e de Marisa Letícia, que faleceu em 2017. Nos áudios grampeados por Moro estavam conversas com amigos, com a mãe e com a esposa, Renata de Abreu Moreira, que também faz parte do processo de indenização.

A decisão veio da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, pela juíza Ana Lucia Petri Betto, que julgou que os áudios não poderiam ter sido divulgados por serem pessoais em clara violação da intimidade e da vida privada. O valor a ser pago é de R$60 mil.

A inconsequência de Moro foi retratada na sentença, em que foi observada os prejuízos que a família de Fábio passou a ter com as divulgações dos áudios que não tinham relação com o que era investigado.

Além dos prejuízos à imagem, o casal ficou isolado e o filho passou a sofrer constrangimentos e até mesmo violência.

O episódio fez parte da construção de Moro para jogar a opinião pública contra Lula, sendo que a divulgação ilegal do áudio – que deveria ter sido descartado por não fazer parte do que estava autorizado a apurar – aconteceu no dia que o presidente eleito foi anunciado como ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff (PT). A orquestração, dessa forma, visou se utilizar de momento oportuno para os interesses escusos do então juiz de Curitiba em conluio com parcela da mídia que ansiava por difundir “furos” jornalísticos sob o signo da ilegalidade, sem preocupação com a vida dos envolvidos.

Como é sabido, em 2021, o Supremo Tribunal Federal considerou Moro parcial ao condenar Lula, de forma injusta e sem provas.      

*Com informações de agências