Mulheres vão comandar Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

Haddad anuncia indicações técnicas para bancos públicos e senador é confirmado para Presidência da Petrobras

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) o nome de duas mulheres para comandar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Para o BB, foi escolhido o nome de Tarciana Medeiros e para a Caixa, Rita Serrano.

Atualmente, a Caixa é presidida por uma mulher, Daniella Marques, após denúncias de assédio sexual e moral no banco, que derrubaram o bolsonarista Pedro Guimarães. Com ações negociadas na Bolsa de Valores, o BB nunca foi presidido por uma mulher e hoje é chefiado por Fausto Ribeiro. O mercado financeiro recebeu sem sobressaltos as indicações técnicas.

“Tenho a honra de apresentar as novas presidentas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal a Rita Serrano, que é uma funcionária da Caixa há 33 anos, vai assumir a Presidência a partir de 1º de janeiro. E no Banco do Brasil, pela primeira vez na nossa história, vamos ter uma mulher à frente do banco, que é a Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de casa”, disse Haddad.

Leia também: Ministério de Lula tem recorde de mulheres na história do Brasil

Tarciana e Maria Rita

Tarciana atua como executiva na Diretoria de Clientes da instituição financeira. É nordestina, negra e defensora das causas LBGT e vai ser a primeira mulher presidenta em 200 anos de história do banco. Ela é formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing, liderança e gestão. Antes de ingressar no BB, foi feirante e professora.

Maria Rita Serrano atualmente é representante dos empregados no Conselho de Administração do banco. Por isso, foi um dos nomes defendidos pelo sindicato da categoria. Graduada em História e Estudos Sociais, Serrano possui mestrado em Administração e especialização em Governança para Conselheiros de Administração. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos, entre 2006 e 2012.

Em 2018, Maria Rita lançou o livro Caixa, Banco dos Brasileiros, onde trata da história do banco e de sua relação para o desenvolvimento do Brasil, no mesmo ano foi coautora do Livro Se é Público é para todos.

Leia também: Lula conclui indicações para Ministérios

O ministro disse que as duas conversaram com Lula e estão absolutamente alinhadas com o plano de governo. “É uma agenda muito desafiadora e ambas estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República”, afirmou.

Haddad disse ainda que a preocupação imediata é a questão das famílias endividadas. Segundo ele, nas próximas semanas o programa Desenrola, bandeira de campanha de Lula, deverá oferecer uma linha especial de crédito para as famílias de baixa renda que estão endividadas.