Senadores já têm assinaturas para CPI dos Atos Antidemocráticos

O pedido foi feito pela senadora Soraya Thronicke (união Brasil-MT) que já teria 28 assinaturas de apoio dos colegas, uma a mais do que o necessário

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A senadora Soraya Thronicke (união Brasil-MT) ingressou com pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos a fim de investigar a ação terrorista que resultou na depredação dos prédios dos três Poderes neste domingo (8). O requerimento tem 28 assinaturas de apoio, uma a mais do que o necessário.

“Alcançamos agora um número maior do que o necessário para a abertura da CPI dos Atos Antidemocráticos no Senado. Agradeço a todos os colegas que apoiaram a iniciativa. A democracia é sagrada! Muitos percebem somente depois que a perdem. No nosso Brasil ela sobreviverá!”, escreveu a senadora na sua conta no Twitter.

Líderes na Casa estiveram reunidos nesta segunda-feira (9) com o presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rego (MDB), para debater o assunto.

Leia mais: Congresso deve chancelar ato de Lula pela intervenção na segurança do DF

A expectativa é que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que interrompeu férias na França, posso ler o documento, em breve, no plenário. Após essa fase, o colegiado poderia ser instalado com a indicação de nomes pelos lideranças dos partidos.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a CPI será um importante instrumento de reação. “O parlamento dará uma reposta aos terroristas e a todos aqueles que, de alguma forma, participaram das ações que mancharam a imagem da nação”, disse o líder na sua conta do Twitter.

“Minha assinatura e meu total apoio à abertura de uma CPI para apurar as responsabilidades pelo vandalismo em Brasília. Uma afronta à democracia e aos três poderes da União”, afirmou o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM).

“Além da CPI, como senador pedi também ao STF a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito dos atos antidemocráticos como investigado e, se necessária, sua prisão preventiva dada sua condição de fugitivo”, informou o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Em apoio à CPI, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) disse que o momento exige a suspensão do recesso parlamentar e a adoção de medidas imediatas para apuração dos fatos.

(Foto: Reprodução)
Autor