PCdoB: “É um atentado que deve ser combatido com firmeza e punição”

Presidenta do PCdoB e Líder da bancada na Câmara condenaram a invasão e o vandalismo ocorridos neste domingo e pediram rigorosa punição aos financiadores e envolvidos nos atos.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidenta nacional do PCdoB e Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula, Luciana Santos cobrou “punição rigorosa” aos responsáveis pelos atos deste domingo (8). “As forças vivas da Nação repudiam e condenam a invasão e vandalismo perpetrados por bolsonaristas aos prédios dos três poderes da República”.

Para Luciana Santos, “o povo brasileiro exige punição rigorosa dos financiadores e dos implicados nestes atos. O fascismo e seus terroristas não irão deter a força do povo e a volta da esperança para a reconstrução do Brasil”, completou a ministra em declaração em suas redes sociais.

Leia também: Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto são invadidos por terroristas

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), líder da bancada comunista na Câmara, da mesma forma, considerou graves e intoleráveis as invasões terroristas ocorridas em Brasília. “Não podemos tolerar as invasões terroristas deste domingo. São grupos criminosos, que agem orientados por um comando”.

O parlamentar questionou quem são os financiadores desses criminosos e quem interessa o caos. “As respostas precisam vir à tona urgentemente”.

Presidenta do PCdoB e Ministra Luciana Santos – Líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros repudiaram ações criminosas ocorridas em Brasília.

Sobre o decreto de intervenção federal no Distrito Federal anunciado pelo presidente Lula em coletiva de imprensa neste domingo (8), o líder considerou correta a decisão para conter os ataques.

Leia também: Lula decreta intervenção federal na segurança do Distrito Federal

“Ao invadirem e depredarem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, esses criminosos ampliam os riscos à democracia, testam as instituições e as autoridades”.

Para o líder, os terroristas “contaram com a conivência de órgãos de segurança que deveriam enfrenta-los. Mas Lula foi taxativo: “vamos descobrir os financiadores e todos vão responder pelos gestos fascistas”, afirmou Calheiros.

“Se houve incompetência, má vontade ou má fé de quem deveria cuidar da segurança, eles também responderão”.

“Que sejam tomadas todas as medidas para se enfrentar de maneira adequada a situação. É um atentado ao Estado Democrático de Direito e deve ser combatido com firmeza e punição exemplar dos responsáveis. É hora de fazermos do limão, uma limonada!” , completou ele.

Leia também: Bolsonaristas golpistas atacam o Congresso Nacional

Autor