Polícia Civil do DF investigará agentes envolvidos em atos

A corporação vai investigar e punir policiais suspeitos de facilitar e participar dos atos golpistas de bolsonaristas no domingo (8)

PMs conversam com golpistas no ato de domingo (Foto: Reprodução das Redes Sociais)

Por determinação do interventor do Distrito Federal na área de segurança, Ricardo Cappelli, a Corregedoria da Polícia Civil do Distrito Federal vai investigar e punir agentes da corporação suspeitos de facilitar e participar dos atos golpistas de bolsonaristas que culminaram com a destruição e invasão de prédios na Praça dos Três Poderes no domingo (8).

Em nota, a corporação diz que a medida faz parte de um conjunto de ações para restabelecer a normalidade. “Essa medida faz parte de um conjunto de ações necessárias para que, nos limites constitucionais e legais das atribuições da Polícia Civil, a ordem seja recuperada e reestabelecida”, informou.

Leia mais: Juiz federal bloqueia R$ 6,5 milhões dos envolvidos em atos golpistas

“A Polícia Civil do DF abriu investigação para apurar eventuais desvios de conduta de agentes da corporação que tenham participado dos atos do último dia 8. Reafirmo que tenho plena confiança em nossos homens e mulheres. O eventual desvio de alguns será apurado e punido”, disse o interventor na sua conta no Twitter.

Nesta sexta-feira (13), Cappelli informou também que serão abertos inquéritos na corregedoria da Polícia Militar do DF para investigar policiais que, de alguma forma, ajudaram os golpistas. Vídeos nos atos golpistas mostram policiais conversando com bolsonaristas no momento em que os prédios estavam sendo invadidos.

A corregedoria da PM já apura denúncia contra o comandante do Departamento de Operações, Jorge Eduardo Naime, que foi exonerado do cargo. Ele teria atrasado a chegada da tropa na Esplanada dos Ministérios para possibilitar a fuga dos golpistas.

Autor