“Preta” é o novo trabalho musical de Luana Florentino

A cantora  e compositora comunista mistura hibridismo cultural e dar o tom político as suas composições comprometidas com as questões de gênero.   

A cantora  e compositora comunista mistura hibridismo cultural e dar o tom político as suas composições comprometidas com as questões de gênero.   

Luana Florentino, cantora e compositora brasileira lança o videoclipe   “Preta”, resultado de seu novo single autoral, em parceria com Ferreira Júnior. Uma explosão do protagonismo da Mulher, numa sonoridade que traja os ritmos da música universal, do pop funk à dramaturgia do canto popular. Vestida por suas lutas e indignações, contra o sistema patriarcal e conservador, que dita leis e ameaça à liberdade das mulheres.

A compositora, que é sertaneja e artista independente, demarca um ato histórico, revolucionário, já consolidando suas ações artísticas, que partem de sua pesquisa e vida política. “Preta” é num grito por todas as mulheres e promete sacudir baladas, palcos e territórios diversos, num ritmo dançante e moderno, sem deixar de demarcar questões sociais urgentes, de etnia e gênero.

A cantora e compositora é nascida e criada no interior do sertão, em Mombaça e reside em Fortaleza há 14 anos, tempo em que se dedica a construção de seu sonho na música. Filha de uma família de 8, destaca sua primeira referência de mulher preta, à mãe, Ana Lúcia Florentino, agricultora sertaneja, mãe solo e vítima do racismo estrutural que sempre distanciou sua família de acessos básicos, como comida e moradia. Foi pela dificuldade que Florentino, retirante, saiu do seu canto com 19 anos, uma preta, em busca do seu lugar no mundo. A letra ressalta e demarca “lugar de mulher é onde ela quer” “respeita aí,  respeita a mulher”. É um trabalho novo, diferente da linha que a cantora produziu até então, indo pra o gênero pop, jazz, funk. A artista inova na estética, apresentando também danças livres e performances de suas inquietações; por seu lado pop, como ela diz, nada mais pop que o sertão de si. 

SINGLE:

Composição: Luana Florentino

Música: Ferreira Júnior

VIDEO CLIPE:

Roteiro/ Direção/ Edição: Tim Oliveira

Captação de Imagens de Rômulo Santos

Figurino de Dami Cruz

e Produção Geral da própria artista, Luana Florentino

@luanaflorentinooficial