Celso Pansera é o novo presidente da Finep

A Finep é um dos principais órgãos de fomento à inovação no Brasil. Responsável por financiar toda a cadeia de inovação no país.

Ministra Luciana Santos convidou Celso Pansera para ser presidente da Finep. Foto: Wesley Sousa

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem novo presidente. O ex-ministro da pasta, Celso Pansera aceitou o convite feito pela ministra da pasta, Luciana Santos.

A Finep é um dos principais órgãos de fomento à inovação no Brasil e exerce a função de financiamento público da ciência brasileira. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

O órgão tem a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Leia também Luciana Santos anuncia Luis Fernandes como secretário-executivo do MCTI

O agora presidente da Finep, Celso Pansera estava como presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovações de Maricá (ICTIM) desde janeiro de 2020. Ele já foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, durante a fase final do governo Dilma Rousseff. No processo de impeachment da então presidenta da República, Pansera pediu afastamento do cargo de ministro para votar contra a abertura do processo contra ela.

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes. Ele foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).

Como deputado federal, presidiu a Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil e integrou diversas comissões da Câmara dos Deputados como Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Educação; Cultura; e Fiscalização Financeira e Controle.

Pansera participou da criação e tornou-se secretário-executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), lançada em maio de 2019 e que reúne entidades nacionais do setor, com o objetivo de preservar os recursos para a ciência.

Com agências

Autor