Ministras Luciana Santos e Nísia Trindade participam de debate na Bienal da UNE

Representantes da Ciência, Tecnologia e Inovação, e também da Saúde, apontaram a potência da juventude estudantil na reconstrução do país e anunciaram medidas

Participantes da mesa de debates da Bienal da Une, com Nísia Trindade e Luciana Santos. Foto: @gabejhonata

Nesta quinta-feira (2), as ministras do Governo Lula, Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Nísia Trindade (Saúde) participaram do debate “Os afluentes da ciência na reconstrução nacional”, realizado na Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A ministra e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, salientou a força e a importância da juventude em batalhas históricas do nosso povo. “A juventude brasileira nunca negou fogo e também foi fundamental para a derrota do fascismo em nosso país. A juventude brasileira estava na linha de frente para eleger novamente Lula e dizer em alto e bom som: Fora Bolsonaro!”, afirmou ela, que preside o PCdoB.

Luciana ainda falou sobre a necessária retomada dos investimentos em Ciência e Tecnologia no Brasil. De acordo com a ministra, o Governo brasileiro vai mandar um Projeto de Lei de crédito para a recomposição completa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. “Através da Ciência e Tecnologia nós podemos garantir a autonomia brasileira e a soberania nacional, podemos caminhar para um projeto nacional de desenvolvimento. Por fim, quero dizer a vocês que teremos o reajuste das bolsas e será ainda no primeiro semestre”.

Leia também: Bienal da Une começa com ato político, feiras, debates e shows

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que foi presidenta da Fiocruz durante a pandemia da covid, também valorizou a potência da juventude brasileira e falou sobre esse momento de reconstrução.

“Ver a potência da juventude traz uma emoção enorme e a convicção de que a luta continua de uma maneira renovada, com novas agendas. Desenvolvemos diferentes ações recentemente, medidas que vieram depois de uma grande deterioração da Saúde, da Educação e da Ciência. Não é um período fácil, por isso é ainda mais importante a nossa unidade e essa reconstrução sob a liderança do presidente Lula, mas com a participação de toda a sociedade”, disse Nísia.

Representatividade

A mesa também contou com a presença de Vinícius Soares (presidente da ANPG), Jade Beatriz (presidenta da UBES), Bruna Brelaz (presidenta da UNE), Fernando Pigatto (presidente do Conselho Nacional de Saúde), Sofia Manzano (professora da UFOB), Letícia de Oliveira (Parent in Science), Cristiane Machado (Fiocruz), e Jaqueline Goes (cientista que mapeou o genoma do coronavírus).

Leia também: Bienal da UNE acontece no Rio, sob novos ares de esperança

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, destacou a importância do debate realizado na Bienal nesse momento do Brasil. “Trazer essa discussão para a Bienal da UNE é fortalecer o debate da ciência em nosso país, para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça. Vacina sim, genocídio nunca mais!”, disse a líder estudantil.

A Bienal de Cultura da UNE está sendo realizada no Rio de Janeiro (Fundição Progresso) e seguirá até domingo (5) com uma série de debates e atividades culturais.

Confira a programação completa:

Autor