Erdogan declara emergência de três meses na Turquia

Número de mortos nos terremotos aumentou para 3.419, elevando o total, incluindo os sírios, para mais de 5.000. A declaração de emergência amplia poderes presidenciais.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou estado de emergência por três meses em 10 cidades do país após os terremotos e tremores secundários devastadores de segunda-feira. O número de mortos nos terremotos na Turquia e na Síria continua aumentando, com milhares sob os escombros.

Ele acrescentou que o número de mortos na Turquia aumentou para 3.549, acrescentando que as 10 cidades seriam declaradas como parte de uma zona de desastre de terremoto. Enquanto isso, na Síria, as autoridades dizem que mais de 1.600 pessoas foram mortas.

À medida que a escala da devastação do tremor de magnitude 7,8 continua a se desenrolar, a Organização Mundial da Saúde alertou que o número de vítimas pode ultrapassar 20.000.

O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que as condições climáticas severas estão dificultando o envio de ajuda às regiões afetadas e a realização de resgates. 

Apenas veículos de resgate e ajuda estão autorizados a entrar ou sair de Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman, três das províncias mais afetadas. As operações de resgate estão se concentrando nessas três províncias e em Malatya, acrescentou Oktay.

Declarar um estado de emergência permite que o governo promulgue novas leis e limitem ou suspendam direitos e liberdades conforme julgarem necessário, sem precisar tramitar no Congresso Nacional. Erdogan declarou anteriormente estado de emergência nacional em julho de 2016, após uma tentativa de golpe militar contra seu governo.

Com três meses, a emergência terminará pouco antes das eleições presidenciais e parlamentares marcadas para 14 de maio e poderá ser prorrogada.

Parlamentar morto

Um parlamentar do partido do presidente Erdogan, Justiça e Desenvolvimento, foi morto em um terremoto que atingiu o sul da Turquia, segundo autoridades.

O corpo de Yakup Tas foi encontrado ao lado de sua esposa, irmã, cunhada, sobrinho, sobrinha e um neto na província de Adiyaman depois que equipes de busca e resgate encontraram a família.

Tas estava em seu distrito eleitoral para um funeral no dia anterior.

Nascido em 16 de junho de 1959, em Adiyaman, Tas foi deputado por 27 mandatos. Ele era casado e tinha seis filhos.

Evacuação

O governo turco quer que as pessoas deixem Sanliurfa para evitar mais baixas. A situação catastrófica pode gerar problemas sanitárias graves como desnutrição, desidratação e espalhar doenças. O governo tem dificuldade de chegar aos locais para um atendimento adequado.

Muitas pessoas tentam se abrigar nas estruturas precárias que restaram nas cidades. Enquanto milhares de prédios desabaram na Turquia após os terremotos de segunda-feira, o governo está preocupado que as estruturas ainda de pé também possam ter sido enfraquecidas e representar uma ameaça para os civis.

A cidade e outros assentamentos quase urbanos atingidos pelo terremoto têm uma população combinada de cerca de 12 milhões de pessoas, acrescentou. Apesar disso, o governo está oferecendo passagens para os principais aeroportos desta área para que as pessoas embarquem em voos para partir.

Muitas pessoas tentam entrar em voos, tentando sair, tamanha é a escala do desastre.

Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras (MSF) diz que um funcionário foi encontrado morto sob os escombros de sua casa na província de Idlib, na Síria, após os terremotos de segunda-feira.

A organização de ajuda médica diz que outros membros do grupo também perderam famílias.

“Estamos muito chocados e tristes com o impacto deste desastre nas milhares de pessoas afetadas por ele, incluindo nossos colegas e suas famílias”, disse Sebastien Gay, chefe da missão do grupo na Síria.

Até 23 milhões

Cerca de 23 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo desastre do terremoto, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS). A infraestrutura de saúde foi danificadas em toda a região afetada

“Os mapas gerais de eventos mostram que potencialmente 23 milhões de pessoas estão expostas, incluindo cerca de cinco milhões de populações vulneráveis”, disse Adelheid Marschang, oficial sênior de emergências da OMS.

A OMS “considera que as principais necessidades não atendidas podem estar na Síria no imediato e no médio prazo”, disse Marschang ao comitê executivo da OMS em Genebra.

Porto em chamas

Centenas de contêineres estão em chamas no porto de Iskenderun, na Turquia, após os terremotos, e as operações foram encerradas, forçando os navios a desviar para outros portos.

Imagens de drone mostraram chamas escurecendo centenas de contêineres no cais e o tamanho das chamas superando os jatos de água de um caminhão de bombeiros.

As tentativas de apagar o fogo estão sendo frustradas.

As informações são da Aljazira