Chapa da CTB vence nos Metalúrgicos de Betim

Alex Custodio, presidente do Sindicato, foi reeleito para o cargo. Mandato da nova diretoria será de quatro anos (2023-2027).

Com 98,5% dos votos, a Chapa 1 – Garra Metalúrgica venceu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região (MG). A apuração, realizada na sede da entidade, terminou na noite desta sexta-feira (10). Alex Custodio, presidente do Sindicato, foi reeleito para o cargo.

“Assumimos este sindicato no pior momento possível para classe trabalhadora, com uma crise econômica extremamente aprofundada e em meio à pandemia de Covid-19. Foi preciso ter muito audácia com responsabilidade para berrar o ímpeto dos patrões”, afirmou Alex. “O resultado da eleição, com um percentual de apoio tão alto à Chapa 1, reflete o que foi esta gestão tão bem-sucedida.”

Operador de Processo Industrial na Fiat, Alex tem 38 anos. É dirigente do Sindicato desde 2011 e presidente desde 2020. Ele também é vice-presidente da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), além de membro da direção nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Segundo Alex, o “recado das urnas” confirma a unidade e o amadurecimento da categoria metalúrgica de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, que é composta por 29 mil trabalhadores. É a segunda vez seguida que a eleição para a diretoria tem chapa única e transcorre sem nenhum incidente.

A nova direção é formada por sindicalistas ligados à CTB e por lideranças independentes. A chapa também recebeu o apoio das três principais federações metalúrgicas de Minas Gerais – a Fitmetal/CTB, a FEM/CUT e a Femetal Minas/Força Sindical.

Pela primeira vez na história do Sindicato, o mandato de uma diretoria será de quatro anos (2023-2027). A posse dos dirigentes está marcada para 10 de abril. Confira abaixo quem são os 33 metalúrgicos que vão compor a próxima direção do Sindicato:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Alex Custodio

Vice-Presidente: Paulo Miguel

Administração e Finanças: Eduardo Goulart

Secretário-Geral: José Nunes

*

DIRETORIA PLENA

Adrilene Lima

Alex Marinho

Aurelio Gomes

Carlos Pereira (Carlão)

Clóvis Pereira dos Santos

Davson Belo (“Boca”)

Durval Santana

Emerson “Bagão”

Gustavo Araujo

Jaqueline Campos

João da Qualidade

José Carlos

Liomar “Chapolim”

Lucas “Sacola”

Marcos Antonio (“Irmão”)

Maria Izabel (“Bel”)

Ricardo “Sacola”

Ronan Augusto

Roque Alexandre

Rose Andrade

Ruth dos Santos

Thamyres Cristina

Valdinei “Baixinho”

Valmir Pereira

Wellington “Cavalo Doido”

Wander Gomes

*

CONSELHO FISCAL

Efetivo: Rogério Djalma

Efetivo: Omar “Argentino”

Suplente: Luiz Antônio (Seu Luiz)

Autor