Lula é aprovado por 65% dos brasileiros e 40% consideram o governo ótimo

Pesquisa Genial/Quaest revela ainda que 76% dos entrevistados apoiam o presidente na sua luta contra a alta taxa de juros mantida pelo Banco Central (BC)

(Foto: Ricardo Stuckert)

Pesquisa Genial/Quaest sobre avaliação do governo Lula, divulgada nesta terça-feira (14), apontou que o presidente é aprovado por 65% dos entrevistados e para 40% faz um governo ótimo ou bom. Outros 24% acham o governo regular, 20% negativo e 16% que não sabem avaliar o governo até aqui.

“Além de um começo de governo bem avaliado, Lula também vive lua de mel com o eleitorado. A sua aprovação pessoal chega a 65%. Diferentemente do que acontecia com Bolsonaro, Lula é mais bem avaliado que seu governo. Resultado deve mantê-lo com o mesmo tom nos próximos meses”, diz o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest.

De acordo com ele, Lula tem um desempenho melhor do que a média dos ex-presidentes. “De FHC até Bolsonaro, a média de avaliação positiva é de 37,1% e a média da avaliação negativa de 21,7%. Começo de mandato é mesmo tempo de lua de mel”, observou.

Na avaliação dele, essa avaliação positiva é reflexo de uma aprovação dentro da base eleitoral de Lula. “Entre os seus eleitores, a avaliação positiva chega a 69%. Entre eleitores de Bolsonaro, a maioria ainda é crítica ao governo (51%). Quem não votou ou votou branco/nulo se divide”, acrescentou.

Leia mais: Governo Lula inicia “temporada de boas notícias”; veja as medidas

Nunes diz ainda que conta a favor do governo a agenda de realizações que gera memória positiva no eleitor.

“Neste começo de trabalho, Lula conseguiu emplacar agendas como a visita aos Yanomami, o aumento do Bolsa Familia e de outros programas sociais, além do debate sobre o salário mínimo”, lembrou.

Também destacou que o governo é reconhecido por quase 65% dos eleitores como um governo que se preocupa com as pessoas. “Ao isolar o debate sobre valores (divisivo e ruim para o PT) e focar na economia, Lula tem chance de ampliar sua base e conquistar apoio”, prevê.

O cientista político Felipe Nunes, da Quaest Consultoria (Foto: Reprodução)

Juros

A pesquisa também revelou que Lula tem respaldo da população quando critica a manutenção da taxa de juros em 13,75% pelo Banco Central. 76% dos entrevistados dizem que o presidente está certo na cruzada que faz para baixar os juros.

“É alto o grau de desinformação sobre o tema entre a população. Apenas 26% sabem que os juros são responsabilidade do BC. Ou seja, o confronto com Campos Neto pode servir para responsabilizar alguém por um possível baixo crescimento futuro”, observou Nunes.

Com isso, o cientista político acredita que Lula tem um desafio: “Melhorar o fluxo de informação entre a população. Apenas 1/3 da população sabe que o presidente do BC foi indicado por Bolsonaro. O mesmo 1/3 que ficou sabendo das críticas feitas por Lula à alta taxa de juros do Banco Central”.

Atos golpistas

O levantamento ainda revelou alto grau de desaprovação dos entrevistados em relação aos atos golpistas de 8/1. 94% dos entrevistados desaprovam as ações fascistas que resultaram na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.

“Ou seja, vai muito além da divisão eleitoral. Esta talvez seja uma brecha importante para Lula isolar os radicais e ampliar sua base de simpáticos”, considerou o cientista político.

Autor