Governo estuda destinar terras de grandes devedores para a reforma agrária

Além disso, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está concluindo levantamento sobre áreas públicas que podem servir para a mesma finalidade

Manifestação do MST em Brasília (José Cruz/Agência Brasil)

Em entrevista à Voz do Brasil, o ministro Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que a sua pasta está estudando destinar terras de grandes devedores para a reforma agrária.

Além disso, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está concluindo levantamento sobre áreas públicas que podem servir para a mesma finalidade.

“Nós pretendemos fazer um programa de arrecadação de terras públicas e de arrecadação de terras de grandes devedores. Esse é um debate que nós vamos fazer com o Ministério da Fazenda para disponibilizar terras para assentamentos de reforma agrária”, afirmou o ministro.

Paulo Teixeira diz que a ideia é que o devedor coloque a terra como parte do pagamento da dívida com a União e a área seja destinada para a reforma agrária.

Leia mais: MST realiza Festival da Reforma Agrária neste final de semana

“Pode fazer uma compensação do que ele deve e ele entrega a terra, e assim a gente destina para reforma agrária”, explicou.

Outra prioridade levantada pelo ministro é estimular a renda dos agricultores e o combate à fome no país. Para isso, será necessário fortalecer o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar.

“Neste Pronaf, nós queremos, no Plano Safra, aumentar o volume de investimentos para o agricultor familiar produzir alimentos no país(…) Eu quero estimular os agricultores a responder esse desafio do presidente Lula: vamos produzir alimentos para combater a fome no Brasil e fazer com que todos os brasileiros e todas as brasileiras tenham, no mínimo, três refeições ao dia. E que nós possamos produzir comida de qualidade”, disse.

Com informações da Agência Brasil

Autor