Senado homenageia Ruy Barbosa, patrono da Casa e do TCU

Sessão solene está marcada para 1º de março, data em que se completa 100 anos de sua morte.

Ruy Barbosa. Foto: Arquivo Nacional

Na próxima quarta-feira, 1º de março, é comemorado o centenário de falecimento de Ruy Barbosa (em 1/3/1923). A data contará com homenagem no Senado por iniciativa do presidente da casa, Rodrigo Pacheco.

Barbosa é patrono do Senado, assim como dos advogados brasileiros e do Tribunal de Contas da União (TCU). A cerimônia está marcada para acontecer às 10 horas, ocasião em que será distribuído para os componentes da mesa de honra um box com dois livros intitulado Migalhas de Rui Barbosa.

Conhecido como ‘Águia de Haia’, pela sua célebre atuação na 2ª Conferência Internacional da Paz, em 1907, em Haia, na Holanda, quando defendeu a soberania e igualdade entre os países em prol da paz, em detrimento a uma corrida armamentista, Barbosa além de atuar na política e diplomacia nacional teve importante papel como jurista, intelectual e jornalista.

Nascido em 5 de novembro de 1849, em Salvador (BA), e falecido no dia 1º de março de 1923, em Petrópolis (RJ), Ruy Barbosa de Oliveira foi senador por 32 anos pela Bahia, sendo o recordista de mandatos, ao total 5, assim como José Sarney. Inaugurou o Senado da República em 1890 e permaneceu na casa até a morte. Enquanto ministro da Fazenda assinou o decreto de criação do TCU.

*Com informações Agência Senado