Orlando Silva coordenará GT de digitalização tributária e desburocratização

O Grupo de Trabalho vai se debruçar sobre as áreas de administração tributária; moeda e sistema financeiro; saúde pública; desenvolvimento social; eventos climáticos extremos; educação; monitoramento dos biomas brasileiros e Amazônia; saneamento; e administração pública e governança.

Instalação do GT de digitalização e desburocratização. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira, 30, a Câmara instalou o Grupo de Trabalho que tratará da digitalização tributária e desburocratização. Coordenado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), o colegiado terá 90 dias para se debruçar sobre soluções para simplificar a vida do cidadão.

“Há décadas ouvimos falar em desburocratização. Isso nos mostra a necessidade de enfrentarmos os entraves que a dinâmica processual da administração acaba produzindo. Se virmos o cipoal legislativo que compõe o nosso sistema tributário perceberemos que há muito trabalho a fazer, sendo que a era digital nos oferece instrumentos que outrora não havia. Temos, agora, a possibilidade de simplificar a vida dos cidadãos e otimizar uma série de procedimentos que terão um impacto muito positivo na administração pública”, destacou Orlando Silva.

O relator do GT, deputado Julio Lopes (PP-RJ), apresentou seu plano de ação com nove áreas de gestão governamental sobre as quais o colegiado deve se debruçar nos próximos dias. São elas: administração tributária; moeda e sistema financeiro; saúde pública; desenvolvimento social; eventos climáticos extremos; educação; monitoramento dos biomas brasileiros e Amazônia; saneamento; e administração pública e governança.

A expectativa é que o GT conclua os trabalhos até 13 de junho.
 

Autor