Bolsonaro depõe hoje à Polícia Federal sobre caso das joias

Ex-servidores envolvidos no escândalo também depõem e devem implicar Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai depor na tarde desta quarta-feira (5) à Polícia Federal sobre o caso das joias – um dos mais constrangedores episódios de sua passagem pelo Planalto. Ex-servidores envolvidos no escândalo também depõem hoje e devem implicar Bolsonaro – os depoimentos serão em locais separados.

Oferecidas de modo já suspeito pelo governo da Arábia Saudita em 2022, as joias foram confiscadas no Aeroporto de Guarulhos pela Receita Federal, que passou a ser pressionada por emissários do ex-presidente. Em outro caso já conhecido, Bolsonaro reteve objetos de luxo que também foram recebidos dos sauditas, mas não declarados.

A intimação ao ex-presidente foi expedida na semana passada. “Os delegados deverão questionar Bolsonaro sobre a origem dos objetos, sobre quem teria entregado as joias e sobre o destino final – se era para acervo pessoal do ex-presidente ou para o acervo da Presidência”, informa o UOL.

Segundo o jornal O Globo, Bolsonaro ordenou que 94 presentes dados a ele lhe fossem entregues diretamente, sem a devida avaliação de equipe patrimonial. Parte desses presentes já foi devolvida, estando agora sob a guarda da Caixa Econômica Federal.

Autor